fbpx

oobras

equipe de construção

5 dicas para estimular o trabalho de equipe

Há algum tempo, empresas que atuam em diferentes áreas do mercado vêm se destacando ao optar por um método de organização de tarefas um pouco diferenciado: o trabalho em equipe. Para ficar mais claro, denomina-se trabalho em equipe todo e qualquer grupo que se reúne a fim de atingir determinada meta, ou objetivo, desde que todos os seus membros acreditem no cumprimento do mesmo. 

 

De acordo com Maginn (1996), empresas dispostas a empregar este formato de trabalho estão propensas a várias oportunidades de aprendizado e de crescimento, visto que, torna-se mais simples a concretização de tais propósitos quando estes forem realizados de forma conjunta.

 

Pode-se encontrar as equipes nos mais variados cenários, desde as facetas acadêmicas, através da formação de grupos de estudos, como também nas áreas da saúde, onde é preciso trabalhar em equipe para executar uma cirurgia, por exemplo. Sendo assim, verifica-se que o conceito de equipes e a utilização dele é empregado em múltiplas esferas do cotidiano dos seres, a fim de tornar mais inteligível a realização das atividades e agregar múltiplos conhecimentos ao tema em discussão.

 

Trabalhar em equipe já demonstra ser algo muito presente na atualidade. Além de incorporar conhecimentos e habilidades de diversas pessoas distintas, esta prática aprimora a convivência no âmbito trabalhista, visto que, conviver com um grupo de pessoas diariamente facilita a socialização dos mesmos. Ademais, o trabalho em equipe traz inúmeros benefícios para a empresa, pois, com ele, torna-se mais eficaz o cumprimento de prazos e metas.

 

Agora que você já sabe com total clareza a definição de trabalhar em equipe e a importância dela no âmbito trabalhista, é hora de compreender como colocar em prática este método na sua empresa. Para isso, segue abaixo 5 dicas infalíveis para estimular o trabalho em equipe.

Dê oportunidades para que seus funcionários cresçam

 

Oportunizar o desenvolvimento de seus funcionários é de vital importância para que o trabalho em equipe aconteça da forma mais tranquila possível, visto que, o desenvolvimento da produtividade de uma equipe está pautado nos seguintes conceitos: know-how (como fazer um serviço), preparo, conhecimento e experiência de cada colaborador. Sendo assim, é muito válido que as empresas disponibilizem capacitação e treinamentos individualizados aos seus colaboradores para que todos tenham a oportunidade de crescer por igual.


Invista em uma comunicação mais transparente

 

Desenvolver uma comunicação assertiva é, de fato, muito importante para o melhor andamento do trabalho em equipe, pois assim, você evita que boatos negativos sejam disseminados pela sua empresa, desmotivando os grupos de trabalho. Dessa maneira, é possível permitir que todos os seus colaboradores tenham acesso às dúvidas recorrentes que surgem no decorrer das tarefas. Vale lembrar que, quanto maior for a compreensão a respeito de valores, comportamentos, metas, promoções e projetos, maior será o engajamento da sua organização.


Defina as funções de cada um

 

Manter os membros da equipe conscientes sobre as suas funções auxilia para que os mesmos assumam responsabilidades, o que os torna mais confiantes e seguros de si. Quando cada membro recebe suas funções, é mais improvável que alguém possa sentir-se injustiçado. Outro fator relevante acerca da definição de tarefas para cada integrante da equipe é que, o líder poderá distribuir as funções de acordo com as habilidades de cada um, assim, os resultados voltados à empresa serão mais positivos e gratificantes e, ainda, os prazos e metas serão cumpridos com maior destreza.


Estabeleça prazos e metas para as equipes de trabalho

 

Como estamos tratando a respeito de grupos, elaborar um planejamento de prazos e metas apresenta vital importância para estimular o trabalho em equipe, pois, dessa forma, compartilhar as metas faz com que um membro da equipe dependa do outro para que seja possível alcançar o resultado final. Sendo assim, há um ganho mútuo: os funcionários do mesmo grupo de trabalho incentivam seus colegas para atingir as metas e a empresa consegue obter resultados eficazes com este método. Além do mais, quando se utiliza um plano de metas individual, a competitividade é inserida na empresa, diminuindo as chances de que o trabalho em equipe realmente aconteça. 


Dê o exemplo

 

Esta quinta dica de como estimular o trabalho em equipe está, completamente, voltada à você, gestor da empresa. É preciso ficar atento ao seu comportamento com os demais líderes da organização, se há ou não um clima competitivo. Este aspecto deve ser observado com cautela, pois os dirigentes influenciam diretamente no estímulo do trabalho em equipe. Sendo assim, os gestores precisam demonstrar que realmente dão valor à empresa. Vista a camisa da equipe e coloque em prática os comportamentos e valores que existem no interior da sua organização, dessa forma, é garantido que a cultura organizacional da empresa será disseminada positivamente. Ademais, se os próprios gestores não são capazes ou não souberem trabalhar em equipe, respeitar o próximo e cultivar os valores da empresa, os malefícios podem causar prejuízos significativos e afetar diretamente a motivação de seus funcionários, desqualificando o sucesso do trabalho em equipe.

 

Tendo em vista as cinco dicas citadas acima, pode-se confirmar que sim, é possível estimular o trabalho em equipe de forma simples, mas realmente efetiva. Além desta técnica ser muito atual, empresas que implementam os grupos de trabalho apresentam ganhos significativos, pois, as tarefas são realizadas com mais destreza e em um curto tempo de serviço. 

 

Agora, uma dica valiosa! Se você está procurando algum aplicativo que possa te auxiliar no gerenciamento de equipes externas na indústria da construção, e obras, não deixe de clicar aqui e conhecer a plataforma OObras, ela irá te surpreender por diversos aspectos, pode confiar! 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Peex. Quer estimular o trabalho em equipe? Confira essas 5 dicas infalíveis. 2019. Disponível em: https://blog.peexbrasil.com.br/5-dicas-infaliveis-para-estimular-o-trabalho-em-equipe/. Acesso em: 02 out. 2020.

 

MAGINN, Michael D. O que são equipes. In: ______. Eficiência no trabalho em equipe. São Paulo: Nobel, 1996. p. 11 – 24. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ELHhOyf1aI0C&oi=fnd&pg=PA9&dq=dicas+para+estimular+o+trabalho+em+equipe&ots=kso7WTKAwO&sig=F21tTLFq78GgUism2mSpIiq6PYU#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 02 out. 2020.

 

SITEWARE. 7 dicas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe. 2019. Disponível em: https://www.siteware.com.br/produtividade/dicas-para-melhorar-eficiencia-trabalho-equipe/. Acesso em: 02 out. 2020.

 

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais