fbpx

oobras

Descubra como a má gestão pode impactar a sua obra

Se você trabalha no setor das obras, certamente enfrenta diversos problemas todos os dias. Gestores do ramo da construção civil necessitam estar atentos aos mais variados detalhes no decorrer da execução de seus projetos, pois, uma obra mal gerenciada pode causar danos irreversíveis ao seu negócio.

 

Você sabe dizer se os seus projetos de construção estão sendo bem gerenciados? Se a resposta for “não”, fique tranquilo! Este artigo irá te auxiliar a realizar esta descoberta. Vamos lá? Boa leitura!

 

Gestão de obras

 

Inicialmente, é preciso saber com clareza o conceito de gerir obras, pois, dessa forma, será mais fácil realizar esta tarefa. Tudo o que está relacionado à gestão de equipes, recursos e prazos, diz respeito à gestão de obras. Se você conseguir pensar em soluções para possíveis problemas que possam surgir nos segmentos citados acima, a gestão de seus projetos estará em boas mãos.

 

O cumprimento do cronograma de obras é parte primordial para que a sua gestão esteja sendo feita de forma correta. Assim, você garantirá que a qualidade do trabalho realizado dentro do canteiro de obras não seja comprometida. Além disso, cumprir a previsão financeira estabelecida no início do projeto é deveras importante e significativo para o renome do seu negócio, pois, dessa forma, evita-se que novos investimentos sejam aplicados ou que haja desperdício de recursos.

 

Erros de gestão que impactam a sua obra

 

Para que você saiba se um projeto de construção civil corre riscos de gerar prejuízos é preciso ficar atento a alguns detalhes. Observe o orçamento da sua empresa, bem como, o andamento do cronograma. Ademais, há outros fatores listados abaixo que poderão levar os seus projetos de mal a pior. 

 

  • Falta de controle sobre suas finanças

 

Saiba controlar os seus recursos, lembre-se de não apresentar, em termos financeiros, mais saídas do que entradas. Acompanhe os gastos da obra executada de perto, sejam eles gastos previstos ou não previstos. Sabe-se que gerenciar compras não é uma tarefa tão simples, para isso, é necessário ter disciplina e boas ferramentas que possam te auxiliar a controlar os gastos. Tome cuidado, pois a falta de controle poderá levar sua obra e sua empresa à falência.

 

  • Falhas na gestão de pessoas

 

Ao abrir o seu próprio negócio, você precisará trabalhar com pessoas e formar uma equipe. No entanto, lembre-se: seus colaboradores não são robôs. É preciso saber gerir seus funcionários de forma correta e humana, buscando sempre a motivação dos mesmos. Quando os profissionais encontram-se desmotivados, sua produtividade pode ser fortemente abalada.

 

Além do que foi dito, é preciso capacitar a sua equipe para que as chances de ocorrer acidentes ou falhas sejam minimizadas. Se você não investir em aspectos como estes, os retrabalhos surgirão com frequência, causando maiores prejuízos para a sua empresa. Portanto, invista em capacitação, bem como, no bom convívio entre empregador e empregado, pode acreditar, os resultados positivos serão visíveis.

 

  • Falhas na comunicação entre setores

 

Saber integrar as diversas áreas de sua construtora é uma questão crucial para que o desenvolvimento do projeto seja um sucesso. Quando algum problema for identificado, é preciso que o setor responsável seja acionado para resolver depressa os empecilhos. Além do mais, a boa comunicação entre os setores da empresa pode evitar que os responsáveis por tais erros não se sintam à vontade para comunicar a falha.

 

  • Mau gerenciamento do cronograma

 

Um dos primeiros sinais da má gestão de sua obra é o não cumprimento do cronograma estipulado. Ao iniciar uma obra foi acordado um prazo de entrega com o seu cliente, certo? Se a obra for entregue fora deste prazo, a confiabilidade que sua empresa precisa demonstrar, será rompida. 

 

Além disso, sem o planejamento adequado para cumprir o cronograma, futuramente, será necessário implantar regimes de trabalho com horas extras aos seus colaboradores, fator que prejudica diretamente o seu orçamento. Sendo assim, planeje o cronograma com clareza para que gastos desnecessários sejam evitados.

 

Como realizar a gestão eficiente de obras?

 

Agora que você já sabe quais são os principais fatores que podem levar a sua obra ao fracasso, é hora de ficar atento às dicas de como evitar os problemas citados anteriormente. Para isso, listamos abaixo dois fatores simples e eficientes que poderão lhe ajudar.

 

  • Planejamento

 

Como você viu acima, todos os fatores negativos que influenciam a sua obra são causados pela falta de planejamento. Sendo assim, estude os setores de sua empresa, lembre-se que o bom planejamento é a base para que o projeto saia como esperado. Invista em cronogramas realistas e seja claro sobre todas as etapas da obra com seus clientes, assim, não haverá surpresas negativas quando algo fora do previsto acontecer.

 

  • Invista em tecnologias efetivas

 

Você sabia que, atualmente, existem plataformas de gestão que lhe auxiliarão a renomar suas obras, e, consequentemente, a sua empresa? Nos dias atuais, organizações que não priorizam a tecnologia são passadas para trás. Para isso, lhe apresento uma plataforma de gestão de obras que mudará o seu dia a dia para melhor: a plataforma OObras.

 

Com o OObras você consegue realizar as tarefas diárias da execução de uma obra com maior destreza e de forma menos burocrática, pois esta plataforma apresenta os mais variados recursos, como: documentação disponível em tempo real, dimensionamento de equipes, produtividade, gestão integrada das tarefas, diário de obras, diário de equipes, tomada de decisões, qualificação de equipes, gestão eficiente dos recursos da empresa, marcação de ponto, entre outras ferramentas.

 

Se você deseja elevar a sua empresa para outros patamares, invista na plataforma OObras, tenho certeza de que você não irá se arrepender. Além do mais, diga adeus à papelada, o mundo está cada dia mais digital e é preciso acompanhar esta evolução. Para saber mais sobre a plataforma OObras, clique aqui e mude o seu conceito acerca da gestão de suas obras.

 

REFERÊNCIAS

CELERE, Equipe. Gestão de obras: 5 erros que geram prejuízos. 2018. Disponível em: https://celere-ce.com.br/carreira/gestao-de-obras-5-erros-que-geram-prejuizos/. Acesso em: 09 fev. 2021.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais