fbpx

oobras

6 etapas para desenvolver uma obra de sucesso

Trabalhar no setor das obras é um grande desafio para os gestores, visto que, assim como em diversas outras áreas, o mecanismo das construções é pautado por prazos a serem cumpridos. Sendo assim, o gestor necessita dar uma atenção especial a cada detalhe do seu negócio.

 

No mundo das obras, situações corriqueiras acontecem a todo o instante, por exemplo, o atraso na entrega das construções. Este fator é crucial no momento de escolha da construtora pelo cliente, logo, o cumprimento dos prazos deve ser executado com maestria.

 

Se você, gestor, deseja desenvolver obras cujo teor de sucesso seja elevado, continue a leitura deste artigo, ao final do texto você saberá qual o melhor caminho seguir para satisfazer os seus clientes e validar o seu negócio. Boa leitura!

 

6 etapas para desenvolver uma obra de sucesso

  • Planejamento 

 

Para obter sucesso na gestão de seus projetos/obras, algumas etapas devem ser consideradas no processo de criação. Além de tornar o seu negócio mais organizado, a criação de um planejamento lhe trará mais segurança e uma margem de erro menor. 

 

De acordo com Venutiano e Camargo (2019), planejar consiste no ato de criar e visualizar antecipadamente uma ação, podendo trazer alternativas para superar problemas. Há três tipos de planejamento.

 

O Planejamento Estratégico é o ato de fazer planos com objetivos de longo prazo, focando em datas importantes e incluindo estratégias para alcançá-los. 

 

O Planejamento Tático visa uma projeção a médio prazo e abrange todos os departamentos da empresa com uma visão mais detalhada. Ao aplicar este método, é possível visualizar uma melhora nos objetivos gerais da organização.

 

Por fim, o Planejamento Operacional é direcionado a curto prazo, nas atividades recorrentes do dia a dia e obtém maior agilidade nos processos práticos, minimizando os imprevistos.

  • Gerenciamento de fornecedores

 

Ao iniciar uma obra/projeto, sabe-se que é indispensável a escolha de fornecedores. Nesse momento, é necessário saber gerenciar suas escolhas, pois, grande parte dos erros que surgem no decorrer das obras dão-se a partir dos fornecedores. Isso porque, se há atrasos na entrega de algum produto, consequentemente, haverá atrasos na entrega da obra.

 

Para evitar esse tipo de situação, é preciso selecionar bons fornecedores. Além do mais, cultivar o bom relacionamento com os mesmos lhe trará grandes vantagens. Assim, você evitará conflitos e não deixará o seu cliente insatisfeito.

  • Controle de custos

 

Obter um controle de custos auxilia a evitar desperdícios e cumprir metas. Ao relatar quais materiais e equipamentos serão utilizados, você acaba criando um planejamento estratégico eficaz. 

 

Segundo os engenheiros Venutiano e Camargo (2019), é preciso garantir que os projetos e o memorial descritivo sejam fielmente seguidos, não existindo a hipótese de ocorrer retrabalhos. 

 

Ademais, para que se realize uma boa gestão, é extremamente importante dispor de um controle de custos, com avaliações constantes do desempenho físico e financeiro da obra. Assim, existe a possibilidade de intervenção no barateamento dos custos, melhoria no atendimento dos prazos e a qualidade dos serviços permanece ilesa.

  • Cronograma

 

Para gestores de negócios, dispor de um cronograma faz toda a diferença para que se obtenha sucesso em sua empresa. O cronograma é uma ferramenta extremamente importante para o setor das obras e deve ser enquadrado no processo de planejamento, que dará continuidade aos cálculos que forem realizados para definição da produtividade e duração das atividades. 

 

De acordo com Varalha (2003), citado por Venutiano e Camargo (2019) é preciso que o cronograma seja seguido à risca, a fim de evitar possíveis anomalias no desenvolvimento de seus projetos e obras. 

 

Para que o cronograma seja definido de forma satisfatória, é preciso que, nele, os seguintes itens estejam descritos:

 

  • Programar as atividades das equipes de campo;
  • Instruir as equipes;
  • Realizar pedidos de compra;
  • Selecionar equipamentos;
  • Recrutar operários;
  • Monitorar atrasos ou adiantamentos das atividades;
  • Aferir o processo das atividades;
  • Replanejar a obra quando necessário;
  • Pautar reuniões.

  • Organização de prazos

 

Manter a organização na sua empresa é uma forma de atrair cada vez mais clientes, ainda mais quando o assunto é a organização da execução de serviços. Este fator é extremamente necessário no canteiro de obras para reduzir a ociosidade no processo, aumentar a produção, reduzir desperdícios de mão de obra ou de materiais e assegurar que o trabalho ocorra conforme o planejado. 

 

Adequar o projeto dentro do prazo, abstendo-se o máximo possível de atrasos é um fator determinante para o sucesso de suas obras. Entretanto, é determinado no planejamento a quantidade de tempo que o projeto pode atrasar sem que prejudique a data de entrega imposta pelo cliente.

  • Faça o uso das tecnologias a seu favor

 

Atualmente, há disponível no mercado sistemas que facilitam a gestão do seu negócio. No setor da construção civil, destaca-se a Plataforma OObras. Com ela, as atividades do dia a dia de construtoras podem ser executadas com mais destreza e excelência.

 

A Plataforma OObras possui as mais diversas funcionalidades pensadas exclusivamente para atender as necessidades de você, gestor, dentre elas:

 

  • Documentação disponível em tempo real;
  • Dimensionamento de equipe;
  • Produtividade;
  • Gestão integrada das tarefas;
  • Diário de obras;
  • Diário de equipes;
  • Qualificação das equipes;
  • Tomada de decisões;
  • Gestão dos recursos da empresa;
  • Marcação do ponto.

 

Além destes recursos, a Plataforma OObras oferece demais funcionalidades a fim de facilitar a gestão do seu negócio, além de torná-lo um forte concorrente no mercado de trabalho.

 

Com a Plataforma OObras, sua empresa será destaque no quesito “tecnologia”, visto que, o OObras permite que você acompanhe a sua obra pelo celular, possibilitando resolver problemas na palma de sua mão. 

 

Certamente, Clientes OObras não sofrem com desordem e burocracias, pois com este sistema você consegue emitir relatórios digitais e, ainda, as suas tarefas são integradas em um único lugar. 

 

Vai ficar de fora dessa e perder a oportunidade de ostentar uma empresa diferenciada? Clique aqui e acesse agora mesmo essa plataforma que irá revolucionar o seu negócio!

 

REFERÊNCIAS

VENUTIANO, Samuel Maykon Rodrigues; CAMARGO, Tayná Alves de. Técnicas de planejamento e gerenciamento para uma obra de sucesso. 2019. 96 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Unievangélica, Anápolis, 2019. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/8725/1/Samuel%20e%20Tayn%C3%A1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais