fbpx

oobras

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre cumprir prazos

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre cumprir prazos

Atualmente, a importância que existe no cumprimento de prazos é grande, sendo ela impactante nos mais diversos setores. De fato, é uma característica essencial para o profissionalismo.

Em um mercado competitivo, não existe espaço para falhas, e sem dúvidas, o descumprimento de prazos é uma enorme falha. Sobre isso, as consequências decorridas por atrasos são diversas. Podem acarretar em multas e até mesmo a perda do contrato com o cliente, além de, estragar a imagem da empresa. Para que esse tipo de equívoco não ocorra, o projeto necessita de um bom planejamento, organização e êxito na execução.

Com base no apresentado, a seguir são descritas dicas para manter o cronograma em dia.

1 Estabeleça Prazos e Metas Realistas e Alcançáveis

É muito importante que, todas as pessoas envolvidas no projeto tenham clareza e conhecimento em relação aos prazos. Além disso, é indispensável o acompanhamento diário sobre a evolução da obra. Para que você não precise remodelar o cronograma, tenha conhecimento sobre a sua real capacidade de entrega. Dessa maneira, você conseguirá realizar o planejamento dentro da realidade da sua empresa, honrando os próprios compromissos.

2 Dividir para Conquistar

Quebre as tarefas em pequenas etapas para focar na execução de cada tarefa separadamente. Dessa maneira, serão pequenas entregas com prazos menores. Assim, você poderá executar um acompanhamento mais próximo, conseguindo prever possíveis imprevistos que ocorrerão no decorrer da execução. Imprevistos são inevitáveis. É de grande importância criar previsões sobre possíveis equívocos na obra antes de definir o prazo final. Dessa forma, haverá tempo para gerenciamento das etapas, bem como os seus prazos. Caso não exista mais tempo, e o acompanhamento diário estiver sendo seguido, é recomendável alocar outra equipe para suprir o déficit temporal da obra

3 Utilize a Tecnologia a seu Favor Gestão 4.0

Em meio a toda essa transformação digital, as empresas estão tendo que se adaptar e descobrir novas formas de administrar os seus negócios, com o intuito de suprir novas demandas do mercado, pois ele está mudando e os consumidores também. Essa nova forma de adaptação que envolve mais interação com os clientes para atender as suas expectativas se chama de Gestão 4.0, ela tem como a sua essência, proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. Como se trata de algo irreversível por ter surgido devido à Indústria 4.0, é necessário que quem quiser continuar neste mercador competitivo, que se adeque seguindo as suas premissas:

  • Automatização dos produtos.
  • Integração entre os setores do negócio.
  • Virtualização dos processos.

4 Recompense Sua Equipe Pelo Cumprimento de Prazos

Antes do sucesso de qualquer empresa, existe uma equipe motivada. A motivação de cada pessoa reflete diretamente no que está sendo executado. Dessa forma, é de grande relevância motivar os seus empregados. De acordo com Elen Gongora Moreira, em seu livro “Incentivos e recompensas”, a escritora ressalta a importância de recompensar os funcionários, sendo esta, vista como um presente de reconhecimento por um bom obséquio. Acerca disso, existem várias maneiras de animar os participantes das suas equipes, sendo uma delas, um plano de recompensas pelo cumprimento do prazo das tarefas de cada empregado. O plano de recompensas é fundamental. Afinal, você estará estimulando as equipes a cumprirem os prazos.  Vale ressaltar que, não só os prazos possuem importância, a qualidade deve ser igualmente prezada.

5 Contrate um Sistema que Agiliza Todos os Processos das Suas Equipes

A única ferramenta que você precisará para automatizar, inovar, otimizar e causar grandes diferenciais na suas obras está a um clique de você. Clique aqui e saiba mais sobre ela.

Veja nosso post sobre “Os benefícios de realizar as entregas dentro do prazo” clicando aqui.

Referências 

MOREIRA, Elen Gongora. Incentivos e Recompensas. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2019. 15p.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais