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Qual a importância da comunicação na gestão de equipes externas?

Como a comunicação pode te ajudar com a gestão da sua equipe e por que é tão importante em equipes externas

Quando falamos de equipe externa, a comunicação é algo que predomina já que é a comunicação que irá fazer com que as coisas aconteçam como devem. 

“Empresas que executam uma estratégia efetiva de comunicação interna performam 3,5x melhor do que seus concorrentes”, segundo a Towers Watson.

Muitos porém não entendem a necessidade de se ter uma boa comunicação interna com a sua equipe e ao falhar nesse quesito, acabam tendo diversos problemas.

Segundo um estudo da McKinsey Global Institute, nós gastamos 19% da nossa semana de trabalho procurando e reunindo informações.

Se investirmos em uma comunicação eficiente, tendo uma forma de centralizar e integrar todas as informações, deixando documentos acessíveis e fazendo o conteúdo chegar às pessoas certas, na hora certa, nós diminuímos o tempo de busca e podemos usar melhor o tempo para nos tornamos mais eficientes e produtivos.

Vamos entender melhor sobre a comunicação e a sua importância para as equipes externas e seus gestores.

 

O que é comunicação?

Comunicação é o processo no qual uma pessoa entra em contato com outra para compartilhar ideias, fatos, pensamentos. 

Mas quando pensamos na comunicação empresarial, estamos falando de uma estratégia muito usada pelas empresas de todos os portes (pequeno, médio e grande) com o intuito de atingir um objetivo, seja ele aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa, aumento de resultado de venda ou muitos outros.

 

Comunicação entre a equipe

Quando estamos falando em equipe, a comunicação se torna ainda mais importante, já que qualquer tipo de ruído ou falha pode acarretar num problema maior lá na entrega do serviço ou produto, gerando prejuízo. Isso quer dizer que a recíproca é verdade, empresas que possuem uma boa comunicação entre os times geram mais lucro.

A comunicação interna é responsável por envolver os colaboradores nos processos além de deixar todos na mesma página no quesito mudanças e responsabilidades.

Sem a comunicação interna é impossível estabelecer regras, informar novos fluxos de trabalho ou ficar a par dos prazos.

Uma boa comunicação resulta em diversos benefícios para a empresa, tais como:

  • credibilidade e transparência;
  • acesso global à informações rápidas e precisas;
  • sensação de equipe e não indivíduo;
  • oportunidade de destaque profissional àqueles mais engajados;
  • clima organizacional positivo e integrador.

Como dito acima, esses benefícios ajudam no aumento de lucro da empresa, além de que uma equipe motivada trabalha melhor e realiza suas tarefas com mais atenção e consequentemente, produz mais.

 

Benefícios para gestão de equipe externas

A comunicação traz alguns benefícios para o engajamento e gestão das equipes da sua empresa:

 

Melhor alinhamento da equipe: acredito que seja o maior custo benefício, já que faz com que todos olhem na mesma direção buscando os mesmos objetivos.

 

Valorização dos colaboradores: a comunicação pode trazer sensação de valorização fazendo com que o colaborador vista a camisa da empresa e se torne um defensor da marca.

 

Melhoria na competitividade: com uma equipe alinhada a empresa se torna mais competitiva em relação aos seus concorrentes de mercado.

 

Melhor ambiente de trabalho: quando se tem uma boa comunicação o clima organizacional apresenta algumas melhorias, já que as relações entre os colaboradores é aprimorada, isso gera impacto positivo na produtividade fazendo com que o seu negócio seja cada vez mais rentável.

 

Esses são só alguns dos benefícios que uma boa comunicação pode trazer a sua empresa.

 

3 dicas para melhorar a comunicação com equipes externas

Vamos conferir 3 dias para melhor a comunicação com as equipes externas e conseguir ter mais produtividade.

 

Tenha clareza na comunicação

Quando passamos uma informação para um equipe, seja ela um aviso, um plano de ação ou qualquer tipo de informação é importante esclarecer se estão todos na mesma página, ou seja, todos entenderam a mensagem passada. Para isso, basta usar expressões como ‘entendido?’, ‘em caso de dúvidas podem falar comigo’ e etc.

É importante saber também que não basta saber passar informação como recebê-la. Seu time espera que você compreenda e dê atenção as informações passadas pelos colaboradores a vocês, busque entendê-las e levá-las a sério

 

Conheça a sua equipe

Conhecer seu time e saber suas capacidades e limitações é muito importante para que todo o processo funcione de forma eficaz. Um profissional engajado costuma estar mais alinhado com a gestão, procure saber o melhor momento para passar as informações.

Nós não comunicamos apenas por palavras e textos, mas também por gestos. Preste atenção no modo que sua equipe se comporta, nos gestos, expressões faciais e entonação de voz.

 

Facilite a comunicação

Utilize plataformas como o OObras para manter um caminho de comunicação livre onde a sua equipe poderá se comunicar com você e você com ela. É importante manter sempre as portas abertas e facilitar a comunicação ao invés de deixá-la difícil.

Ter uma plataforma na palma da sua mão para quando houver uma emergência, por exemplo é essencial, já que muitas vezes precisamos nos comunicar com urgência.

 

Além disso, disponibilizamos para você que gosta deste assunto uma planilha gratuita de gestão de equipe que irá te ajudar muito. Lembramos que para saber todas as funcionalidades e melhorias que o OObras pode te proporcional, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

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