fbpx

oobras

Como estimular a criatividade pode ajudar o trabalho de equipe

Há alguns anos, diversas empresas buscam implementar atividades a fim de fomentar a criatividade de sua de sua equipe, visando o bom relacionamento entre os funcionários, bem como, alcançar as metas desejadas com mais rapidez e eficiência. Mas, você sabe como colocar em prática este conceito? Se a sua resposta for não, fique tranquilo, este artigo irá esclarecer toda e qualquer dúvida referente ao assunto.

De forma primordial, é importante frisar que, inúmeras empresas de destaque mundial inseridas no mercado de trabalho aplicam ações para estimular a criatividade de seus funcionários, com o objetivo de alcançar resultados mais satisfatórios e, consequentemente, prosperam um relacionamento mais afetuoso entre a sua equipe. Estes argumentos tornam-se evidentes ao analisar empresas multinacionais, como a Google, que executa algo conhecido como um programa ou política de 20 por cento, em que seus desenvolvedores passam 20 por cento de suas horas de trabalho atuando em projetos paralelos.

A empresa Google, ao inserir o programa ou política de 20 por cento, objetiva oferecer aos seus funcionários um tempo e espaço para desenvolver pensamentos de forma inovadora e, em alguns produtos oferecidos pela Google, como, o Google News, esta política funciona de forma muito efetiva.

Mas, afinal, como desenvolver a criatividade?

Este é um ponto muito discutido no âmbito atual, visto que, muitas pessoas compreendem a criatividade como um dom. Mas, ao contrário do que se imagina, a criatividade pode ser desenvolvida e aprendida, ao realizar simples passos, como:

  • Elabore um ambiente de trabalho positivo

Sabe-se que a maioria das empresas exige um ambiente de trabalho sério e padrão, porém, é comprovado que fica mais difícil desenvolver pensamentos criativos nestes termos. Portanto, é de vital importância que você dê aos seus funcionários a oportunidade de sentirem-se à vontade no local de trabalho. Estudos de psicologia revelam que o humor está completamente atrelado à capacidade de desenvolver a criatividade, sendo assim, quando seus colaboradores abandonarem os estigmas de que o local de trabalho não pode ser um lugar em que se sintam “em casa”, para determinadas tarefas, a desenvoltura da criatividade acontecerá da melhor forma possível.

  • Recompense a criatividade

Se você espera que seus funcionários desenvolvam ideias inovadoras e fora do padrão, não há nada mais efetivo do que o reconhecimento. O sistema de recompensas atua de forma a motivar a sua equipe, sendo assim, será possível obter com mais facilidade os pensamentos fora da curva. Para iniciar a implementação do sistema de recompensas é válido listar algumas metas que deverão ser alcançadas em determinado período de tempo e então, ao cumprimento das mesmas, você pode recompensar os seus funcionários de forma monetária ou ainda, inserir um quadro de reconhecimento aos funcionários do mês.

  • Incentive a comunicação e as interações pessoais

Hoje em dia é muito comum empresas que, no seu interior, não promovem a comunicação interpessoal, sendo assim, a promoção da criatividade torna-se ainda mais custosa. Com base em um estudo publicado no Journal of Applied Psychology (Jornal de Psicologia Aplicada), o humor afeta diretamente a criatividade. Sendo assim, melhorar o estado de humor de seus funcionários faz com que, inconscientemente, desenvolvam melhor a sua criatividade. Com isso, a comunicação interpessoal surge como uma efetiva forma de melhorar o humor dos seus colaboradores. 

  • Crie um ambiente confortável para os diferentes tipos de pessoas

Para que você, gestor, possa ter acesso às inúmeras ideias que podem elevar sua empresa para patamares diferenciados, é preciso que o seu relacionamento com os funcionários aconteça por igual. Mas, por que levantar esse ponto? Pois, na maioria das empresas há um ou outro colaborador que apresente mais timidez, principalmente para repassar as suas ideias ao chefe. Sendo assim, há algumas formas de ultrapassar esta barreira, como criar uma caixa de sugestões, dando a chance aos funcionários que sentem-se envergonhados ao expor suas ideias, para que possam fazer isso de forma anônima. No entanto, criar um canal privado para que os funcionários exponham suas ideias pode afetar o sistema de recompensas da empresa, visto que, como o método ocorreria de forma anônima, não seria possível identificar o colaborador que contribuiu com o pensamento criativo.

  • Desenvolva grupos de inovação

Esse método consiste em dividir os seus funcionários em equipes, para que os mesmos possam levantar ideias a fim de melhorar o processo de trabalho em aspectos específicos. Nesse momento é interessante aplicar o sistema de metas e prazos, para que seja efetiva a garantia de que as equipes apresentarão suas ideias na data solicitada. Além de organizar suas tarefas de forma mais organizada, como diz o ditado, duas cabeças pensam melhor que uma, logo, ao realizar a junção de criatividades, a ideia final certamente será mais relevante e inovadora.

Ainda, além dos cinco pontos citados, segue uma série de outras sugestões, expostas abaixo, que irão te auxiliar a estimular o desenvolvimento da criatividade:

  • Fomentar a liberdade nas tentativas para encontrar novas formas de realizar as tarefas;
  • Estabelecer um clima de abertura: reforçar ideias não usuais e favorecer o engajamento entre pensamento criativo e pensamento crítico;
  • Construir um sentimento de autocontrole que possibilite definir “o que devo fazer” e “como fazê-lo melhor”;
  • Apoiar o aprendizado e aplicação de soluções criativas a problemas técnicos ou práticos específicos;
  • Proporcionar um adequado período de tempo para a realização da tarefa;
  • Contribuir para o surgimento de um clima não punitivo, de confiança e comunicação, no qual o indivíduo possa adquirir segurança em si e naquilo que faz e seja provido de um adequado feedback.

Tendo em vista os argumentos expostos, é correto defender a ideia de que, o estímulo da criatividade pode contribuir de forma muito positiva para o trabalho de equipes. Isso porque, ao desenvolver ideias, os colaboradores precisam pensar em conjunto, aprimorando os laços dos mesmos e ainda, trazendo retorno significativo para a empresa. 

REFERÊNCIAS

ALDEIA. 11 maneiras de como estimular a criatividade na sua equipe. [S.I.]. Disponível em: https://aldeia.cc/11-maneiras-como-estimular-criatividade-na-sua-equipe-e-funcionarios/. Acesso em: 01 out. 2020.

ORTIZ, Felipe Chibás. Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo.. Revista Científica Hermes, Santo André, v. 1, n. 8, p. 105-123, 01 jan. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4776/477647815006.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais