fbpx

oobras

Como evitar desperdício de tempo em suas obras

Como evitar desperdício de tempo em suas obras

No mundo da construção civil, sabe-se que bons gestores buscam sempre entregar eficiência e demonstrar a competência em seus projetos e obras, isso implica diretamente na entrega dos projetos dentro do prazo estabelecido. Pode-se concordar que, o ponto chave para o contentamento, tanto do gestor, quanto de seus clientes concentra-se na boa gestão do tempo na execução das obras, a fim de reduzir custos, ampliando a margem lucrativa da empresa. No entanto, um dos principais inimigos da lucratividade de uma construtora é o desperdício de tempo. Para que seja possível atingir os resultados esperados, é preciso planejar, apresentar disciplina e saber responder de forma rápida a possíveis contratempos.  

Em vista disso, de acordo com Stalk Jr., citado por Lima, “os reflexos do desperdício atingem três pontos básicos, mas que resumem todo o contexto de uma gestão”. Estes três pontos básicos, tratados como prioridades competitivas, são: custo, tempo e qualidade. Assim sendo, os três pontos apresentados devem ser analisados com cautela pela empresa, afinal, por estarem interligados, resumem de forma simples a lucratividade da mesma. Além do exposto, pensando em reduzir desperdícios, os engenheiros Rodrigo Uliana Ferreira e Carlos Oliveira Valente Magno sugerem a utilização do método Lean Thinking, ou mentalidade enxuta, que visa entender o que é valor para o cliente, identificando e eliminando desperdícios de forma cada vez mais eficaz. Ademais, segue abaixo uma lista de outros aliados fundamentais para evitar o desperdício de tempo em suas obras.

 

Elabore um planejamento estipulando metas e prazos

Meses antes de iniciar a execução de uma obra, é necessário colocar tudo no papel para obter uma visualização mais ampla, podendo assim identificar todos os passos do projeto. Neste momento, é fundamental que todas as etapas da obra sejam estabelecidas, bem como, os prazos e metas que devem ser cumpridos até a data de entrega da construção. Vale ressaltar a importância de separar corretamente as suas equipes no planejamento da obra, visto que, estas irão trabalhar de forma conjunta por determinado período, logo, é preciso que os colaboradores apresentem um bom relacionamento interpessoal, para que não haja inconveniências por parte destes no decorrer da obra. Ademais, é válido mensurar o tempo que será gasto em cada etapa do projeto, tendo em vista as suas experiências anteriores. 

 

Planeje a compra de materiais

Já vimos a importância do planejamento no ramo da construção civil, certo? Na hora de comprar os materiais necessários para a execução da obra, é possível seguir a mesma linha de raciocínio. Para isso, é necessário incluir no planejamento, visto anteriormente, uma lista dos materiais que serão utilizados no decorrer projeto. Vale lembrar que, é de suma importância encaminhar esta tarefa para uma pessoa da sua equipe executá-la, assim, a mesma ficará responsável pela organização da lista dos materiais, pelo contato com os fornecedores, por preparar uma tabela contendo os valores e quantidades necessárias de cada material, mantendo a organização em todas as vertentes que são requeridas por uma obra. Por fim, vale lembrar que, os materiais precisam manter-se organizados no canteiro de obras, de forma que não atrapalhe a movimentação dos colaboradores no local da construção.

 

Mantenha a ordem no canteiro de obras

Após finalizar os processos de planejamento de seu projeto, chega a hora de analisar o melhor e mais acessível local para a instalação do canteiro de obras. Para isso, é necessário analisar as normas regulamentadoras com relação aos espaços necessários e suas características (NR 18 e NBR 1367). Neste momento, todos os passos para um bom desempenho da obra devem ser verificados com cautela. Visualize o melhor local para a entrada e saída de caminhões, para o descarregamento de materiais, para as instalações de água e energia elétrica e ainda, verifique os espaços de circulação para a equipe. Faça o uso da logística a seu favor, assim, a garantia de que o ritmo de trabalho ocorrerá dentro dos padrões estabelecidos é certa!

 

Estimule o bom relacionamento com seus fornecedores

Manter um contato agradável com os seus fornecedores pode lhe trazer diversos benefícios, como, a maior agilidade nas entregas. Para isso, é necessário contatar, com frequência, os seus fornecedores, explicando que o cumprimento de prazos é, de fato, um favor muito importante para garantir a confiabilidade de seus clientes. Assim, ao expor as suas expectativas acerca da entrega dos materiais, fica mais fácil dos mesmos serem entregues sem atrasos.

 

Converse com a sua equipe

Manter o bom relacionamento com a sua equipe é fundamental, visto que, são os seus colaboradores que efetuam a realização do projeto, colocando a mão na massa. Dê voz aos seus funcionários. Permita que eles possam dar sugestões, para que estes saibam do seu valor. Ainda, é interessante adotar o método de recompensas na sua empresa, pois assim, seus colaboradores mantém-se motivados e encorajados a cumprir as metas estabelecidas pela equipe de gestão.

 

Faça o uso das tecnologias a seu favor

Há ainda aplicativos de gestão, direcionados ao ramo da construção civil, que impactam positivamente na otimização de tempo. Dentre eles, destaca-se a plataforma OObras, que foi desenvolvida para facilitar a gestão de equipes externas, de construtoras e empreiteiras, visando auxiliar no desenvolvimento das obras. 

Você gostaria de conhecer um aplicativo que lhe ajudaria a otimizar tempo em suas obras? Clique aqui e surpreenda-se com a desburocratização que só o OObras oferece, chegou a hora de revolucionar, seja um Cliente OObras! 

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Rodrigo Uliana; MAGNO, Carlos Oliveira Valente. Logística Enxuta: distribuição com base na técnica Lean Thinking. In: I WORLD CONGRESS ON SYSTEMS ENGINEERING AND INFORMATION TECHNOLOGY, 2013, Porto. Anais […]. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://copec.eu/congresses/wcseit2013/proc/works/27.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

LIMA, Lidia Elke Carvalho. A importância do planejamento nos canteiros de obra para garantia da segurança e redução do desperdício. 2015. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Escola de Engenharia da UFMG, [S. l.], 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGWHW6/1/monografia_lidia_elke_carvalho_lima_vers__o___finalcorrigida.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.

7 formas práticas de otimizar a gestão do tempo na construção civil. 2018. Disponível em: http://www.daikenelevadores.com.br/7-formas-praticas-de-otimizar-a-gestao-do-tempo-na-construcao-civil/. Acesso em: 09 set. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais