fbpx

oobras

Como o diário de equipes pode impactar no seu negócio

Como o diário de equipes pode impactar no seu negócio

Um dos principais fatores do sucesso de uma empresa concentra-se na gestão eficiente. A negligência profissional no local de obras pode resultar em vários problemas para o projeto, bem como para a imagem da organização, logo, merece uma atenção especial ao cuidado.

Com o intuito de oferecer mais segurança aos negócios, a plataforma OObras, desenvolvida pela Singular Sistemas, apresenta um recurso que disponibiliza diversas vantagens acerca de uma melhor organização ao tratar de equipes externas: o diário de equipes. Esta ferramenta proporciona diversos recursos funcionais para a jornada de trabalho ao documentar dados e informações sobre o dia a dia de um projeto de construção, bem como, das equipes atuantes no canteiro de obras. O diário de equipes pode ser entendido como um relatório utilizado nas construções, reunindo informações como: mão de obra presente, condições climáticas, número de colaboradores atuantes, atividades realizadas, fotos do local da obra, check-in e check-out dos funcionários e demais dados que contribuem na agilidade da equipe de gestão. Com isso, a proposta de um diário de equipes viabiliza o controle diário de informações em tempo integral, facilitando o acesso para a fiscalização, bem como para a gestão empresarial.

A utilização de um diário de equipes nas empresas vem sendo uma forma de acompanhar, no meio presencial e não presencial, os colaboradores que atuam nas obras, bem como, os projetos propriamente ditos. Empresas que estão adeptas a este recurso apresentam uma melhor posição no mercado de trabalho, pois o diário de equipes oferece inúmeras vantagens, como:

 

Prevenção de problemas

A ferramenta conta com diversas informações que facilitam o controle de possíveis problemas que podem vir a ocorrer no decorrer do projeto. Ao ter acesso às condições climáticas, em tempo real, no canteiro de obras, muitas tarefas podem ser adiadas com antecedência, bem como, efetuadas. O desempenho de máquinas também pode ser observado através do diário de equipes, uma forma de otimizar tempo e recursos caso algo não saia de acordo com o plano. Ademais, poder acompanhar o dia a dia das equipes externas através do seu celular, computador ou tablet, facilita a fiscalização de trabalho dos colaboradores, além de conscientizá-los a produzir uma função mais ética, afinal, a equipe gestora pode monitorá-los. Todas estas funcionalidades reduzem drasticamente as chances de ocorrer problemas que impactam na produção, o que possibilita a equipe de gestão estar sempre um passo à frente de possíveis eventualidades.

 

Economia de insumos

De acordo com Hiram Menezes Gonçalves, Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o controle dos suprimentos da obra, geralmente sobre responsabilidade da construtora, constitui um dos itens necessários para uma gestão eficiente. Desta maneira, ao acompanhar os dados coletados no canteiro de obras é possível que a construtora calcule com mais exatidão a quantidade de insumos que serão futuramente necessários, podendo reduzir desperdícios, minimizando custos e assegurando mais retorno para o negócio. 

 

Acesso rápido aos relatórios

Ser refém da papelada já não é mais uma forma atual de organizar as tarefas do seu local de trabalho. Sabe-se que organizar um projeto/obra exige muita burocracia, dessa forma, muita documentação. Com o diário de equipes é possível reunir relatórios referentes à obra em um único lugar. Por isso, uma vez que a empresa resolve investir em tecnologias de excelência, como a utilização de um diário de equipes digital, a comunicação no canteiro de obras passa a ser beneficiada, já que as informações estarão disponíveis e ao alcance de toda a equipe de trabalho.

 

Organização

Tendo a possibilidade de emitir relatórios diariamente, contendo todos os dados necessários para uma boa visualização do projeto/obra, a garantia de um ambiente de trabalho organizado é certa. Além do mais, a emissão dos relatório fica sempre atualizada, permitindo uma melhor visualização da evolução do projeto.

 

Tomada de decisões

Podendo antecipar-se diante das inconveniências inusitadas que surgem no decorrer dos projetos, a tomada de decisões acaba se tornando mais prática e menos burocrática, visto que, o diário de equipes, desenvolvido pela plataforma OObras, oferece recursos que permitem visualizar as despesas extras ocorridas na obra e, dessa forma, é possível estar um passo à frente de pequenos detalhes que fazem toda a diferença no desenrolar dos projetos. 

 

Obrigatoriedade da coleta de dados

Além de oferecer diversas vantagens, a Lei Federal 5.194 determina a obrigatoriedade do diário de equipes/obras, estipulando que toda construção documente e colete seus dados todos os dias. Dessa forma, por ser um dever é passível de fiscalização a qualquer momento, ou seja, as seguintes informações precisam ser coletadas/disponibilizadas diariamente em qualquer obra:

  • Dados sobre o proprietário da construção e do responsável técnico;
  • Datas de início e previsão de finalização da obra;
  • Nome da empreiteira e número da Anotação da Responsabilidade Térmica (ART);
  • Ocorrência de acidentes de trabalho ou danos materiais, com intuito de providenciar novas medidas preventivas de segurança;
  • Dias que o trabalho precisou ser interrompido e os seus respectivos motivos;
  • Datas de começo e finalização prevista para cada etapa presente no cronograma de obras;
  • Dados sobre todas as pessoas que realizaram visitas no canteiro de obras;
  • Quaisquer outras observações que o responsável técnico julga ser pertinente documentada, sejam elas técnicas, sejam elas meras considerações (CONFEA, 2017).

A área da construção civil possui grande abrangência, bem como, concorrência. Para isso, diante de um mundo tão tecnológico, apresentar e investir em inovações é a chave mestra para o destaque em meio à concorrência. Portanto, não fique de fora dessa! Garanta já a plataforma OObras clicando aqui, chegou a hora de revolucionar!

REFERÊNCIAS:

CONFEA. Constituição (2017). Lei Federal nº 5.194, de 31 de outubro de 2017. Dispõe sobre a adoção do Livro de Ordem de obras e serviços das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.. Resolução N° 1.094, de 31 de Outubro de 2017.. Brasília , 06 nov. 2017. p. 155-155. Disponível em: http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=64183. Acesso em: 01 set. 2020.

GONÇALVES, Hiram Menezes. Aspectos no planejamento e controle da produção de empreiteiras que melhoram a produção de obras. 2015. 107 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10013325.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais