fbpx

oobras

5 Dicas para melhorar a produtividade das suas equipes

Confira essas 5 Dicas que vão ajudar você a melhorar a produtividade das suas equipes

Fazer a gestão de equipes é algo complicado, além de supervisionar é preciso incentivar a sua equipe para manter a produtividade sempre em alta.

Manter o time externo integrado a sua empresa é um trabalho desafiador, afinal de contas, algumas coisas fogem do controle gerando possíveis problemas que vão desde erros de comunicação até a falta de produtividade.

Para que isso não ocorra com você, vamos te dar algumas dicas para melhorar a produtividade das suas equipes externas.

 

Importância da gestão de equipe externa

Como dito anteriormente, é muito difícil manter a sua equipe externa alinhada com a empresa. Por conta disso, é muito importante ter uma boa gestão de equipe externa, lembrando que gestão não é só dar ordens, e sim se disponibilizar para ajudar sua equipe quando ela precisar de você.

A maior dificuldade é manter a comunicação como linha de frente e, ao mesmo tempo, essa é a chave para que tudo dê certo. 

Os KPIs ou seja, indicadores de desempenho também são ótimos para ajudar no acompanhamento da equipe. Sendo importante analisá-los constantemente para saber como anda a qualidade e desempenho da sua equipe, identificando pontos fortes e pontos fracos que precisam de melhorias e investimentos.

 

Esses dados podem ser coletados manualmente mas existem softwares que fazem isso de forma específica e rápida. Os KPIs mais importantes a serem monitorados são:

  • Tempo de atendimento;
  • Média de performance por atividade e por equipe;
  • Tempo médio de deslocamento;
  • Cumprimento de metas e prazos;
  • Uso de ferramentas e maquinários;
  • Ociosidade das equipes.

 

Dicas para melhorar a produtividade das suas equipes

Vamos a algumas dicas para melhorar a produtividade e ter uma equipe qualificada e produtiva.

 

Garanta que todos trabalhem pelos mesmos objetivos

Os objetivos da equipe e da empresa precisam ser os mesmo, ele deve ser passado a sua equipe logo após a criação do planejamento estratégico. Assim, cada colaborador poderá estabelecer suas metas individuais e coletivas.

É importante também que sua equipe sempre seja informada sobre atualizações e informações importantes. Esse tipo de cuidado faz com que todos estejam na mesma página e garante melhores resultados.

 

Mantenha o time motivado

Pessoas motivadas, trabalham mais e melhor. Mostre ao seu time que ele importa, divida notícias, novidades e conquistas. 

Mostrar o papel de cada membro na organização também faz parte da gestão de equipes e é fazendo com que seu colaborador se torne parte que você terá melhores resultados.

 

Soluções práticas para comunicação mais efetiva

A comunicação é a chave de uma boa gestão de equipes. Se o colaborador não sabe no que o seu colega está trabalhando ou até mesmo qual é o status das atividades não tem como garantir que o seu trabalho esteja de acordo com as necessidades gerais.

Com isso, entende-se que a falha de comunicação é a principal responsável pelos retrabalhos (que além de resultar em perda de hora de trabalho também gasta recursos desnecessariamente).

Para que essa falha na comunicação não ocorra, é importante:

  • Reuniões frequentes e objetivas em que todos tenham vez para falar;
  • Procure uma plataforma de comunicação que seja clara e acessível;

 

Alinhamento desde a gestão de equipes à gestão de tarefas

Conhecer todo o processo, é algo muito importante. Além de garantir engajamento entre o time faz com que todos saibam em que fase da produção está aquela atividade.

Isso facilita também a interação e ajuda que o time pode dar ao outro para que a atividade em questão fique pronta dentro do prazo. 

 

Gerencie o tempo

 

Sobrecarregar o seu time pode além de acarretar atrasos nas entregas, desmotivar os colaboradores já que uma pessoa sobrecarregada tende a ficar mais estressada e cansada.

Gerenciar o tempo também irá ajudar na produtividade da equipe no geral, controlando metas e objetivos.

 

Ofereça feedback constante

O feedback é uma ferramenta essencial para mostrar aos colaboradores seus pontos fortes e fracos e manter a equipe sempre em seu melhor estado.

Existem dois tipos de feedback que devem ser usados constantemente:

  • Feedback construtivo: Chame cada funcionário individualmente para conversar sobre pontos que podem ser melhorados. O ideal é oferecer exemplos que ajudem a pontuar as suas observações. Ofereça dicas e deixe claro que o colaborador pode contar com a sua ajuda e do time para aperfeiçoar suas habilidades profissionais.

 

  • Feedback positivo: Também é importante que os seus funcionários saibam que os seus talentos e esforços individuais são reconhecidos. Use o feedback positivo para destacar as forças de cada colaborador — isso pode ser feito em uma reunião ou e-mail coletivo, se você preferir. Elogios são excelentes ferramentas motivacionais e devem ser usadas com frequência.

 

Além desse feedback há coisas que podem ser feitas com a sua equipe, como uma comemoração ao conquistar um novo cliente ou finalizar um projeto. Isso faz com que o seu time se sinta realmente parte da empresa.

 

Gostou das dicas? Com o nosso aplicativo você consegue gerenciar sua equipe com máxima agilidade e qualidade, fale com um de nossos consultores.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais