fbpx

oobras

O benefício da geolocalização no gerenciamento de equipes

O benefício da geolocalização no gerenciamento de equipes

Um dos inúmeros desafios para obter a gestão eficiente em construtoras concentra-se no controle de equipes externas, pois, garantir sua produtividade e eficiência é um grande obstáculo. Gerenciar as tarefas que acontecem fora do ambiente habitual de trabalho é um grande empecilho. Pensando nisso, a Singular Sistemas lança no mercado o aplicativo OObras.

A plataforma OObras consiste em auxiliar a gestão dos projetos das construtoras, de forma simples, rápida e eficaz. Um dos vários recursos disponíveis na ferramenta é o acompanhamento de equipes externas através da geolocalização. Mas, o que é isso? Como funciona? Para que serve? Você descobrirá neste artigo!  

 

O que é a geolocalização?

Empresas que atuam no ramo da construção civil deparam-se com infinitos desafios. Um deles é o gerenciamento de equipes atuantes no canteiros de obras, pois, não é possível acompanhá-las de forma presencial a todo o momento. Neste sentido, surge o benefício da geolocalização, que, consiste em monitorar determinado dispositivo, que lhe ajudará a localizar as equipes externas. Esta ferramenta permite obter maior controle acerca de seus funcionários, a fim de evitar possíveis “fugas” do local de trabalho. 

 

Como integrar a geolocalização em equipes externas?

Este recurso pode ser muito aproveitado para gerir equipes externas, afinal, no momento em que a construtora não puder fiscalizar de forma presencial o canteiro de obras, a ferramenta torna-se uma alternativa inovadora e eficiente. O aplicativo OObras surge com uma proposta ainda mais revolucionária: o acompanhamento de equipes externas através do check-in e check-out dos funcionários. Desta forma, é possível integrar o uso da ferramenta a uma plataforma que permita esta troca de informações entre a equipe e a gestão, a fim de evitar possíveis inconveniências.

Implementar a geolocalização na sua empresa oferece inúmeras vantagens, como:

 

Mais segurança: ao optar pelo uso desta ferramenta, como citado acima, é possível observar as equipes que estão no canteiro de obras a partir do check-in e check-out dos funcionários. Além disso, a plataforma OObras permite observar a quilometragem percorrida pelos colaboradores, a fim de analisar se os números estão de acordo com o tempo de percurso até o local da obra. Assim, pode-se verificar o lugar em que os colaboradores se encontram, sabendo se houve ou não um desvio de rota. A partir disso, há um ganho de controle na administração do tempo e dos recursos.

Otimização de tempo e aumento da ética profissional: construtoras estão, constantemente, correndo contra o tempo e, o uso desta ferramenta irá lhe proporcionar uma maior comodidade quanto a isso. Acompanhando as atividades das equipes externas pelo aplicativo, você ganha tempo, pois não há necessidade de deslocar-se até o canteiro de obras. Além do mais, aderindo o uso desta plataforma em sua corporativa, o trabalho torna-se mais tecnológico, menos burocrático e ainda assim, mais eficaz, visto que, sabendo que a equipe de gestão poderá acompanhar o seu percurso, a equipe externa executa um trabalho mais ético, comprometendo-se com a construtora e seus superiores. 

Melhor comunicação: havendo a possibilidade de acompanhar as equipes externas, a probabilidade de ocorrer problemas que impactam na produção diminui, fazendo com que a equipe de gestão esteja sempre a par de possíveis eventualidades. Além do mais, a tomada de decisão da equipe gestora torna-se mais rápida, visto que, a comunicação com os seus colaboradores acontece de forma mais presente, possibilitando a delegação de tarefas, bem como, comunicando imprevistos ocorridos ao longo do dia. Ademais, obter este recurso oferece uma gestão mais dinâmica e fora dos padrões.

Redução de custos: a geolocalização permite o levantamento de custos de forma mais precisa, pois, como a gestão pode acompanhar o quanto se está gastando, é possível tomar decisões para diminuir as despesas. Ainda, com a localização através do check-in e check-out dos funcionários, não é preciso deslocar-se até o canteiro de obras, reduzindo drasticamente os gastos com combustível, visto que, diversas construtoras necessitam estar presentes na obra várias vezes ao dia para resolver possíveis empecilhos. Com a plataforma OObras, esse gasto seria otimizado de forma extremamente perceptível.

Promoção da produtividade: os fatores citados acima contribuem de forma positiva para elevar a produtividade alcançada pela equipe. Poder acompanhar o dia a dia da equipe externa contribui para um trabalho mais honesto dos mesmos, fazendo com que executem suas funções conforme o combinado. Dessa forma, os resultados alcançados pela construtora são mais visíveis e também, em maior número. Além do exposto, possuir a plataforma OObras facilita a reduzir empecilhos que podem tornar a execução das tarefas mais demorada. Tendo a possibilidade de acompanhar a equipe, a gestão pode se posicionar de maneira mais estratégica. 

Diante de um mundo tão avançado e tecnológico, empresas que desejam alcançar o destaque desejado precisam estar em constante evolução. Adquirir a plataforma OObras só irá trazer felicidade e sucesso à sua empresa, pois, com ela, sua organização estará se enquadrando no mundo moderno em que estamos vivendo. 

A Singular Sistemas é uma empresa de softwares que está inserida no mercado há 19 anos, atende o Brasil inteiro e já desenvolveu mais de 60 sistemas para mais de 500 clientes. Além do mais, desde seu início, sempre enxergou o cliente como prioridade máxima dentro das facetas do mundo dos negócios. Em vista disso, não há dúvidas de que o OObras será a sua melhor escolha.

Está em busca de um diferencial que garanta destaque para a sua empresa? Conte com a plataforma OObras! A facilidade de gerir equipes externas e obras irá te surpreender! Clique aqui para modernizar o seu processo agora mesmo! 

REFERÊNCIAS

MEDEIROS, Marcia Cristina Ito. Gestão do conhecimento aplicada ao processo de projeto na construção civil: estudos de caso em construtoras. 2012. Dissertação de Mestrado (Mestrado. Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. DOI 10.11606/D.3.2012.tde-11062012-220005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-11062012-220005/pt-br.php. Acesso em: 21 jul. 2020.

SIMOVA. 5 motivos para implementar a geolocalização em gestão de pessoas: Agronegócio, construção civil, gestão de serviços. Simova, [S. l.]. Disponível em: https://blog.simova.com.br/5-motivos-para-implementar-a-geolocalizacao-em-gestao-de-pessoas/. Acesso em: 21 jul. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais