fbpx

oobras

O que é ciclo PDCA?

O que é ciclo PDCA?

Segundo Augusto Fonseca e Dario Ikuo Miyake, o ciclo PDCA é um método de gestão de controle, visando a melhoria de processos e a busca por soluções de problemas existentes. Este método faz parte do universo das Teorias da Qualidade. Foi criado na década de 1920 por Walter A. Shewhart. No entanto, tornou-se popular por Edward Deming, conhecido por muitos como o pai da qualidade. O PDCA é um método cíclico, isto é, repetido continuamente. Em cada uma das suas etapas é possível utilizar ferramentas para atingir os objetivos desejados. Segue abaixo a descrição de cada etapa de acordo com Ana Paula Reusing Pacheco, engenheira de gestão.

P

Plan / Planejar

É o planejamento de um objetivo novo ou a solução de um problema existente. Neste momento, o foco é a estratégica, levantando informações e analisando-as. Ao final desta etapa tem-se um plano de ação com metas

D

Do / Executar

Nesta etapa executa-se o plano de ação definido no planejamento. Em vista disso, é costumeiro existir a necessidade de busca por novos conhecimentos para a execução do plano de ação definido.

C

Check / Verificar

Na presente fase, são medidos os resultados em relação às metas. Sendo assim, é feita a validação sobre o quão eficaz foi o plano de ação executado. É importante que os conhecimentos adquiridos nas duas etapas anteriores sejam disseminados, a fim de que, os próximos ciclos superem os resultados já atingidos.

A

Act / Agir

Após conhecer os resultados obtidos, caso sejam satisfatórios, é necessário padronizar o que foi construído. Dessa forma, o trabalho não será perdido em problemas já conhecidos. Caso não obtido os resultados esperados, é indispensável analisar minuciosamente as causas negativas que impactaram os resultados.

 

Dicas

Alguns Cuidados São Importantes No Sucesso da Aplicação do PDCA:

I. Não deve-se ir para a execução sem um planejamento suficientemente bom. O custo de correção será muito maior nas próximas etapas;
II. Registrar e medir resultados é imprescindível para futuras padronizações e correções;
III. Padronize os processos que foram melhorados ou crie novos processos, a fim de, prevenir possíveis problemas futuros;
IV. Manter constantemente os ciclos PDCA.

Para que você consiga seguir as etapas e continuar os ciclos do método PDCA, você necessitará de uma ferramenta. A ferramenta mais inovadora e recomendada para o setor de obras concluir os ciclos PDCA, é o aplicativo OObras. Nele, existe uma série de funcionalidades que verificam os desvios de planejamento, possibilitando a correção dos mesmos sem haver maiores prejuízos. Para saber mais sobre essa poderosa ferramenta, acesse o post – 6 Motivos Para Adquirir Aplicativo de Gestão de Equipesclicando aqui e descubra mais detalhes.

Além do mais, caso queira começar a pôr em prática o ciclo PDCA com eficiência, clique aqui.

 

Referências

FONSECA, Augusto V. M. da; MIYAKE, Dario Ikuo. Uma análise sobre o Ciclo PDCA como um método para solução de problemas da qualidade. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Dario_Miyake/publication/242782493_Uma_analise_sobre_o_Ciclo_PDCA_como_um_metodo_para_solucao_de_problemas_da_qualidade/links/0c96053469f796709c000000/Uma-analise-sobre-o-Ciclo-PDCA-como-um-metodo-para-solucao-de-problemas-da-qualidade.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

PACHECO, Ana Paula Reusing et al. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento:

uma abordagem sistemática. Disponível em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais