fbpx

oobras

O que você precisa saber sobre gestão de equipes externas

O que você precisa saber sobre gestão de equipes externas

Para um projeto de construção ser finalizado, o mesmo requer a execução de centenas de tarefas no canteiro de obras, sendo estas desempenhadas por empreiteiros, construtores ou engenheiros. Acerca do apresentado, cabe ressaltar que, normalmente as equipes de gestão não estão nos mesmos locais geográficos que as equipes que estão realizando as atividades no local das obras. Dessa maneira, a diferença geográfica acaba dificultando o monitoramento das atividades dos funcionários, sendo assim, o controle e a gestão das atividades acabam sendo igualmente comprometidos.

A partir dessas observações, o engenheiro civil especializado em gerenciamento de obras, Erico Konell, revela alguns fatores de sucesso para aumentar o desempenho das equipes durante o processo de desenvolvimento da construção. Sobre isso, destacam-se os seguintes itens:

 

Foco em comunicação

A comunicação é a chave mestra de uma equipe eficiente, afinal, muitos equívocos podem acontecer por conta de um diálogo impreciso, vago e incerto. Sendo assim, não restam dúvidas que, para obter uma boa comunicação a mesma deve ser clara, detalhada, precisa e assertiva. Além do mais, é sabido por todos que nada é melhor que uma conversa pessoalmente para tratar certos assuntos. No entanto, muitas vezes é necessário economizar tempo, o que impede o deslocamento para haver a comunicação cara-a-cara. Dessa forma, a fim de obter e transmitir informações de modo mais rápido, devem ser utilizados canais virtuais de comunicabilidade. Em vista disso, é importante frisar que, todos os participantes da equipe externa devem ter conhecimento do que está sendo discutido e por qual meio está sendo tratado o assunto. Desse modo, os funcionários possuirão a capacidade de obter as informações e noticiar algo por conta própria. Ademais, segue abaixo os atributos de uma comunicação eficiente:

  • Escutar energicamente;
  • Questionar as ideias a fim de assegurar a compreensão;  
  • Buscar dados para ratificar as informações;  
  • Estabelecer e gerenciar as expectativas;  
  • Persuadir um integrante ao executar uma ação; 
  • Motivar para encorajar ou reassegurar que todos sentem-se confortáveis em explanar suas ideias, a fim de contribuir com a discussão;  
  • Orientar e alcançar os resultados desejados, garantindo melhor desempenho dos executantes;  
  • Negociar com o propósito de conseguir acordos mutuamente aceitáveis entre as partes;  
  • Resolver conflitos para evitar impactos negativos; 
  • Resumir, recapitular e identificar as etapas seguintes da execução do projeto.

 

Empoderamento dos funcionários

Uma vertente recente e contemporânea é o empoderamento dos empregados. Nessa linha de pensamento, os funcionários recebem autonomia sobre como desenvolverão as próprias atividades. Sendo assim, serão os operários que irão escolher a forma, os métodos e os meios que os mesmos utilizarão para concluir a tarefa. Dessa forma, os colaboradores recebem responsabilidade sobre suas escolhas, autonomia para tomar decisões e confiança para executar. Como consequência, os profissionais se sentem valorizados em seus ambientes de trabalho, aumentando os seus níveis. 

 

Coordenar as tarefas e definir funções

Uma característica notável nas equipes de alto desempenho é a coordenação  delas. Essa coordenação diz respeito às funções que cada integrante da equipe desempenha e a cada tarefa que os mesmos realizam. Sobre essa perspectiva, ressalta-se a importância de conhecer as melhores habilidades de cada profissional. Dessa maneira, ao ter ciência sobre as mais satisfatórias técnicas de cada um, poderão ser delegadas atividades que estejam de acordo com as aptidões dos mesmos. Assim, as tarefas serão executadas com maior destreza e eficiência. Ademais, além de elencar as atividades específicas para cada integrante da equipe, poderão ser elegidos cargos para cada membro. Dessa forma, será criada uma estrutura hierárquica dentro da própria equipe, contribuindo para a organização e articulação do grupo de pessoas. Cabe destacar que, os cargos devem ser empregados de acordo com as habilidades interpessoais de cada um, como facilidade de comunicação, agilidade em execução e aptidão à liderança.

 

Reconhecimento e recompensamento das equipes

Qualquer um que seja recompensado por suas ações fica mais feliz, encorajado e aguçado a atingir tais metas. Além do mais, isso acontece em várias esferas da vida, como no trabalho, em casa, na escola e demais lugares. Sendo assim, o mesmo vale para os trabalhadores da indústria da construção. Ao reconhecer e recompensar os profissionais dos grupos de trabalho, os empregados ficam motivados a produzir mais. Aliás, a recompensa é um ótimo método para criar um sistema de metas e objetivos mensais, em que, os funcionários deverão buscar cumprir e alcançar os propósitos, desse modo, a  produtividade será maior.    

 

Suporte organizacional

Muitas vezes, a disponibilidade de mão de obra qualificada para determinadas áreas do mercado é escassa. Desse modo, o suporte organizacional se torna um fator vital para o aumento da produtividade, bem como do desempenho da equipe. Afinal de contas, é através do suporte organizacional que ocorrem os treinamentos e a profissionalização dos funcionários. Dessa maneira, é possível encontrar artifícios que otimizem as tarefas, aumentem a qualidade dos serviços e, consequentemente, economizem tempo. 

 

Uso efetivo da tecnologia

Atualmente, as empresas que não utilizam softwares, aplicativos ou plataformas, sem dúvidas, estão ficando para trás da sua concorrência. A tecnologia é uma ferramenta poderosa e inovadora que serve como aliada tanto para o gerenciamento de equipes quanto para outras funções. Além do mais, as equipes que conseguem incorporar as ferramentas virtuais à rotina de trabalho apresentam grandes diferenciais, como economia de tempo e de dinheiro, além do controle sobre tudo que está acontecendo no canteiro de obras. Desta forma, o aplicativo OObras é a resposta certa para a resolução dos problemas. Além de contar com um design atrativo, fornece fácil usabilidade, garantido que o usuário consiga utilizar os seus recursos com tranquilidade e confiança. Ademais, o OObras possibilita que o gestor da construção saiba tudo que está acontecendo na obra com apenas um clique! Clique aqui para  conhecer mais sobre esse aplicativo incrível! Não fique de fora dessa oportunidade única!

Em vista disso, modernize já a gestão das suas equipes externas! Tudo o que você precisa está há um clique de você! Clique aqui e abra as portas para a inovação chegar em sua empresa!

 

REFERÊNCIAS:

KONELL, Erico. Formação de equipes de alto desempenho em empreendimentos da construção civil. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/15107/1/CT_GEOB_XXIII_2017_13.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

 

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais