fbpx

oobras

PBQP-h: O que é e Tudo o que você precisa saber

PBQP-h: Tudo o que você precisa saber

Como é de conhecimento geral, o ramo da construção civil exige diversos documentos e programas regulamentares, logo, tem-se o PBQP-h. Neste artigo você saberá para que o mesmo serve, como foi criado e quais os propósitos do Programa de Qualidade e Produtividade do Habitat.

 

O que é o PBQP-h?

 Criado pelo governo em 1991, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h) tem como principal finalidade a inserção de novos conceitos no quesito qualidade, gestão e organização da produção, elementos estes indispensáveis na concepção da modernidade das construções.

Ademais, o documento é reforçado pelas diretrizes da norma ISO 9001. O programa é uma iniciativa da ONU, que visa acabar com o déficit habitacional existente no Brasil e nos demais países do mundo. O PBQP-h busca promover melhorias tecnológicas, produtivas e sustentáveis no setor habitacional.

 

Para quem o programa é relevante?

 Criado especialmente para o ramo da construção civil, o Programa de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h) é indicado para empresas de qualquer porte que atuam na área, executando obras e projetos para organizações, tanto públicas, como privadas.

Além do mais, é importante lembrar que, o certificado PBQP-h SiAC é imposto como pré-requisito pela Caixa Econômica Federal, e demais bancos, para que seja possível conseguir a concessão necessária de financiamentos habitacionais.

Há ainda, governos estaduais e prefeituras que exigem esta documentação para efetivar a participação em licitações.

 

Principais benefícios do PBQP-h (GROUP, [S.I.])

  • Ampliação do mercado;
  • Acesso aos recursos do Governo Federal para execução de obras;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do desperdício;
  • Profissionalização da mão de obra do setor;
  • Redução dos custos da qualidade (retrabalhos, reparos, etc.);
  • Aumento da satisfação dos colaboradores (menos tempo gasto no atendimento de reclamações);
  • Reconhecimento de clientes;
  • Melhor seleção e relacionamento com fornecedores;
  • Melhoria de processos internos;
  • Qualidade do produto;
  • Modernização do setor;
  • Elevação dos índices de conformidade dos materiais, componentes e sistemas construtivos inseridos no PBQP-h;
  • Promoção do desenvolvimento tecnológico do setor e evolução dos métodos de gestão;
  • Permite o alinhamento e a integração com os sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001) e gestão ambiental (ISO 14001).

 

Qual a importância de obter o certificado PBQP-h na sua empresa?

 Além de proporcionar melhorias na modernização dos setores das construções, o Programa de Qualidade e Produtividade do Habitat é um documento que contribui para as melhorias no habitat propriamente dito.

Além do mais, para conseguir a liberação de possíveis desejáveis créditos bancários, é necessário que sua empresa obtenha o PBQP-h.

No entanto, para efetivar a concessão de alguns benefícios, sua organização passará por uma avaliação que determinará se está apta para receber os mesmos.

Posto isso, surge o SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas e Serviços de Obras), que é uma norma encontrada dentro do Programa de Qualidade e Produtividade do Habitat.

Como o próprio nome diz, o SiAC tem como principal objetivo avaliar a conformidade da qualidade de empresas atuantes no ramo da construção civil, analisando características embasadas na norma ISO 9001.

Ademais, de acordo com o Administrador graduado pela UFMG, Tomás Lima (2017), segue abaixo uma lista de princípios averiguados pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas e Serviços de Obras:

Abrangência nacional e flexibilidade: é um sistema único definido por regimentos e normas que se adequam às normativas regionais. Também busca adaptar-se às novas tecnologias e gestão das especialidades técnicas, bem como, subsetores da construção civil.

Caráter evolutivo e pró-ativo: concentra-se nos níveis de avaliação da conformidade, onde é concedido tempo necessário de implementação por parte das empresas. Oferece suporte e orientação para as organizações adquirirem o nível de avaliação desejado.

Sigilo e transparência: todas as informações fornecidas pelas organizações possuem caráter confidencial. As decisões e os critérios de avaliação possuem clareza e  impessoalidade.

Independência: os agentes envolvidos nas decisões de certificação da conformidade possuem autonomia e independência em suas decisões.

Harmonia com o INMETRO: os certificados de conformidade só têm validade se forem emitidos por organismos de certificação de obras. Esses órgãos precisam ser credenciados pelo INMETRO e autorizados pela comissão nacional do SIAC.

 

Em vista do exposto, surge o seguinte questionamento: minha empresa, de pequeno porte, pode possuir o certificado PBQP-h?

E a resposta é sim! Toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, que esteja inserida no ramo da construção civil (construtoras, empreiteiras, incorporadoras), aprovadas pelo SiAC, estão aptas para obter a certificação.

 

Afinal, quais são os pré-requisitos listados para obter a certificação PBQP-h?

Apresentar alguma obra em andamento: este pré-requisito apresenta extrema importância, visto que, na auditoria para a certificação do PBQP-h é necessário comprovar que sua empresa já executou, pelo menos, 50 por cento dos serviços controlados.

Atenção ao SiAC: a organização precisa estar atenta às ações do SiAC, pois, um dos pré-requisitos está embasado na prática destes atos que correspondem à certificação.

Possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): para que a concessão do certificado PBQP-h seja efetuada, é necessário que a ART seja realizada em nome da empresa que busca a certificação.

 

A partir dos inúmeros ítens apresentados, pode-se perceber que, possuir a certificação PBQP-h eleva o patamar da sua empresa.

Nota-se que o certificado é muito importante para organizações atuantes no ramo da construção civil, sendo obrigatório às corporações que desejam participar de alguns programas do governo.

Com a possibilidade de obter linhas de crédito, conseguir otimizar o tempo utilizado pelas obras e, ainda, obter uma maior precisão de gastos, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat mostra-se, de fato, ser uma certificação importante e essencial para construtoras, empreiteiras e incorporadoras.

 

Aposte no certificado PBQP-H, sua empresa tem muito a ganhar! Diante de um mundo tão tecnológico e modernizado, é necessário adequar-se às atualizações da sociedade, de forma consciente, para que seja possível conseguir destaque no mercado de trabalho!

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais