fbpx

oobras

Por que se importar com a gestão das equipes externas

Você já parou para pensar em quantas ações você executa ao longo de um dia inteiro? Seja organizar uma papelada, alimentar os animais de estimação, ir ao trabalho, obedecer aos seus superiores ou até mesmo dormir. Sem dúvidas, o número de tarefas desempenhadas ao longo de 24 horas deve ultrapassar a casa das centenas. No entanto, você sabe qual é a importância e a necessidade de realizar tudo isso que você faz? Aposto que, talvez para alguns atos você deve saber responder essa última pergunta, ainda assim, para outras ações não deve ter a menor ideia.

O que foi descrito no parágrafo, acima, é uma realidade que muitas pessoas e profissionais em diferentes áreas e lugares de trabalho vivem. Apesar disso, todos devem tomar cuidado quanto a isso. A incompreensão da relevância e da utilidade das ações pode ser uma armadilha para o fracasso. Afinal de contas, uma vez que, o colaborador não compreende o por que de ele estar tendo que executar determinada tarefa, ele não buscará a excelência em seu produto final, que é a tarefa finalizada, acarretando em um trabalho de baixa qualidade. Além do mais, o mesmo vale para o gestores dos projetos de obras e de equipes externas. Será que o corpo executivo de uma empreiteira ou construtora tem noção do valor que os processos de gestão possuem para atingir a eficiência e o bom funcionamento dos projetos de construções e da empresa?

Agora calma, pode ficar tranquilo que, com este artigo você poderá responder com clareza a pergunta acima, bem como, entenderá o que é uma equipe externa, conhecerá os frutos de uma boa gestão de times e também irá conhecer alguns processos eficientes para gerir as equipes externas da sua empresa da indústria da construção.

Inicialmente, o que são equipes externas?

De acordo com o livro Eficiência no trabalho em equipe, de Michael Maginn, as equipes são todo e qualquer grupo que se reúne a fim de atingir determinada meta, ou objetivo, desde que todos os seus membros acreditem no cumprimento do mesmo. Desta forma, com o adjetivo “externas” qualificando o substantivo “equipes”, podemos afirmar que: as equipes externas remetem a um grupo de profissionais que reúnem-se em um ambiente fora do corporativo para executarem ações a fim de alcançarem um objetivo mútuo. Posto isso, no setor da indústria da construção é possível exemplificar o “ambiente fora do corporativo” como o canteiro de obras ou até mesmo o depósito de materiais e insumos da construção.

O que é a gestão de pessoas?

Segundo Idalberto Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas, o ato de gerir indivíduos, é um processo administrativo constituído por 4 saberes: planejar, organizar, dirigir e controlar. Com base nisso, a função da gestão é proporcionar uma colaboração eficiente entre as pessoas, a fim de, alcançar os objetivos da empresa e dos indivíduos.

Quais são os frutos de uma boa gestão de equipes?

Conforme Gabriel Espíndola, a prática eficaz de gerir pessoas ou equipes impacta diretamente na qualidade e no funcionamento, tanto da construção quanto da empresa. Desse modo, destacam-se, a seguir, as consequências positivas de uma gestão eficiente de equipes:

Potencialização da gestão

Através dos artifícios e mecanismos disponíveis pela gestão de pessoas, que os gestores conseguem selecionar os profissionais ideais para a realização de determinadas atividades, bem como, eles também conseguem delegar tarefas de modo que o cronograma seja respeitado e mantido. Além do mais, por meio do acompanhamento de atividades dos colaboradores da obra, os administradores podem prever erros e corrigir falhas na comunicação, garantindo que não seja gasto tempo com retrabalhos que seriam desnecessários. Entretanto, para que os gestores possam administrar com maestria, é de suma importância que sejam empregadas ferramentas digitais para os auxiliarem e turbinarem o processo de gestão de equipes externas. Nesse caso, o aplicativo mais recomendado para isso é o OObras ─ clique aqui para saber mais sobre ele.

Aumento do entusiasmo da equipe

É papel dos gestores administrarem o ambiente de trabalho de modo que ele seja amistoso, colaborativo e otimizado. Desse jeito, os funcionários se sentirão confortáveis e satisfeitos com o que trabalham, diminuindo o número de reclamações, faltas e demissões. Assim sendo, o planejamento seguirá como o esperado.

Ganho de produtividade na obra

Este tópico está intrinsecamente relacionado ao anterior. Afinal, os colaboradores da construção aumentarão os seus níveis de produtividade quando estiverem:

  • executando as tarefas correspondentes às suas especializações;
  • trabalhando em um ambiente colaborativo e organizado;
  • recebendo atenção do corpo executivo da empresa;
  • recebendo recompensas por atingir as metas da organização.

Melhor aproveitamento de recursos

Encontrar pessoas qualificadas, que saibam manusear os equipamentos e utilizar os insumos da maneira correta é uma tarefa difícil. Dessa forma, quando os gestores qualificam os seus profissionais por meio de cursos e afins, eles estarão dispondo condições para que os colaboradores façam melhor aproveitamento do material disponível para o desenvolvimento do projeto.

Diminuição de acidentes

Todos sabemos que, acidentes em quaisquer cenários não são nada bons. Afinal de contas, podem atrasar o cronograma e criar novas despesas. Acerca disso, através de uma boa gestão esses inconvenientes serão minimizados. Mas como isso acontece? Ocorre através do acompanhamento e monitoramento dos gestores sobre os indicadores das equipes externas, do uso correto dos equipamentos de proteção individual e de workshops para os funcionários entenderem a necessidade e importância de usar esses artifícios para a própria segurança.

Como você pode perceber, uma gestão eficiente trás diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os empregados.

Quero fazer um upgrade na gestão da minha empresa, o que eu devo fazer?

  • Aperfeiçoar a comunicação;
  • Desenvolver uma relação forte e amistosa entre o empregado e empregador;
  • Conhecer os seus funcionários;
  • Dirigir tarefas aos profissionais adequados;
  • Definir funções dos profissionais;
  • Criar metas e um sistema de recompensa;
  • Aderir à tecnologia.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal começar a utilizar um aplicativo que vai transformar os poderes da equipe de gestão da sua empresa? Pois é, existe um software que permite que você acompanhe o andamento da obra através do seu celular. Além do mais, essa plataforma possibilita você monitorar minuciosamente os índices de produtividade de cada uma das suas equipes externas. Um máximo né? E aí, está esperando o que para clicar aqui e descobrir logo que aplicativo é esse?

REFERÊNCIAS:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ESPÍNDOLA, Gabriel. Como fazer uma boa gestão de pessoas na construção civil? Videnci, 2020. Disponível em: https://blog.videnci.com/2020/04/09/como-fazer-uma-boa-gestao-de-pessoas-na-construcao-civil/. Acesso em: 30 set. 2020.

MAGINN, Michael D. O que são equipes. In: ______. Eficiência no trabalho em equipe. São Paulo: Nobel, 1996. p. 11 – 24.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais