fbpx

oobras

Uso das tecnologias e a mão de obra qualificada

Atualmente, muitas tecnologias são desenvolvidas e lançadas no mercado consumidor. No entanto, com o rápido avanço das inovações, torna-se difícil para o público alvo se manter atualizado quanto ao seu surgimento e sobre como fazer uso das novidades do seu setor de atividade.

 

Dessa maneira, é notável que alguns âmbitos industriais possuem dificuldade para integrar as tecnologias e fazer o uso correto das mesmas. Nesse caso, destaca-se a indústria da construção.

 

Nos dias atuais, o ramo das construções contempla uma série de tecnologias que visam trazer qualidade, agilidade e eficiência para os projetos de obras. Contudo, a mão de obra desse ramo possui dificuldade para manter seus conhecimentos e técnicas atualizados de acordo com as inovações.

 

Neste cenário, de nada adianta que a empresa seja conhecedora do que há de novo em seu nicho se os profissionais não se informam sobre as tendências do setor.

 

Posto isso, o presente texto irá apresentar alguns métodos para solucionar a falta de conhecimento por parte dos colaboradores, bem como, a importância de aplicar essas técnicas e, por fim, serão descritas algumas tecnologias inovadoras para a indústria da construção. Boa leitura!

 

Como posso resolver a falta de capacitação de meus colaboradores?

 

Antes de tudo, é importante que você entenda que não existe um método milagroso para resolver este problema, mas sim, um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas para solucionar a problemática.

 

Portanto, busque identificar quais recursos parecem se adequar mais com o perfil da sua empresa e de seus colaboradores. Dessa forma, a probabilidade de sucesso da estratégia será maior.

 

Vamos às técnicas?

1. Alinhe a sua necessidade com o setor de recursos humanos da sua empresa

 

Os recursos humanos de uma empresa desempenham papel fundamental para o bom funcionamento da instituição. Dito isso, como é o RH que realiza as contratações, planeje uma reunião com esse setor. 

 

Nessa reunião, busque informar as necessidades profissionais aos recrutadores. Seja claro sobre quais são as características e habilidades necessárias e ideias para desempenhar determinadas funções na sua empresa.

 

Dessa forma, os recrutadores terão maiores parâmetros para identificar o colaborador ideal dentre os seus concorrentes da seleção da vaga.

2. Promova workshops

 

A fim de atualizar seus profissionais sobre o que há de novo no setor, o mais interessante é realizar workshops. Ao realizar este tipo de eventos os seus colaboradores poderão entrar em contato com as novidades do ramo.

 

Além do mais, eles conseguirão aprender tanto a parte teórica da novidade, quanto a parte prática da tecnologia. Assim, os mesmos estarão aptos a empregar as atualizações nos projetos, atingindo resultados cada vez mais promissores. 

 

Qual a importância de possuir mão de obra qualificada?

 

Realizar trabalhos com profissionais capacitados possui diversos benefícios em múltiplos sentidos.

 

Por exemplo, quando um colaborador é qualificado e compreende como funcionam as etapas da tarefa e, acima de tudo, como ela deve ser realizada, você estará evitando problemas durante a execução do projeto e depois da obra finalizada.

 

Veja só. Você não se incomodará com a necessidade de retrabalhos pois o seu funcionário já concluiu a atividade da maneira correta. Além do mais, o futuro morador da acomodação não terá que se estressar com problemas como infiltração por conta de um procedimento mal realizado pelo colaborador.

 

Dito isso, outro fator importante é que você poderá estar a frente de seus concorrentes. Afinal, com profissionais capacitados você poderá investir em insumos mais tecnológicos, diminuindo gastos econômicos e temporais. Assim, a sua obra será mais moderna e você ainda estará economizando. 

 

Sob outra perspectiva, quando você promover a qualificação de um colaborador você estará ganhando dinheiro. Isso se dá por algumas razões. A primeira é que ele conseguirá otimizar algumas tarefas e estará apto para começar a realizar novas atividades diferentes. Já, a segunda razão é conferida pela valorização, em que, o funcionário se sentirá valorizado e passará a trabalhar mais motivado, aumentando a sua produtividade.

 

Quais são as novas tendências na construção civil?

 

Diante de tantas novidades que surgem na indústria da construção, apresentam-se as seguintes inovações para você pensar em implantar na sua empresa. Confira:

1. Building Information Modeling (BIM)

 

Essa tecnologia de desenvolvimento é uma maneira de planejar, tecnologicamente, os projetos de construções de forma mais eficiente. 

 

Afinal de contas, ele cria modelos virtuais em terceira dimensão do projeto da edificação, bem como, permite que os colaboradores do projeto gerenciem a documentação do mesmo, coordenem-o e possam simular todo o ciclo vital da obra (planejamento, projeto, construção, operação e manutenção). 

 

Desse modo, o BIM permite que os projetistas analisem com maior satisfação as informações do projeto. Diferenciando-se do AutoCAD, a Modelagem de Informações da Construção traz maior riqueza em detalhes, tanto na parte estrutural quanto no produto final do design. 

 

Além do mais, através da centralização das informações, a automação da informação é apta a prover suporte informacional durante todas as fases do desenvolvimento da construção. ─ clique aqui para saber mais sobre o BIM

2. Construções modulares e pré-fabricadas

 

As construções modulares são estruturas que otimizam o processo de execução de uma obra e, ainda, trazem qualidade e resistência para o projeto. Aposte nestes insumo, você não se arrependerá!

3. Sustentabilidade

 

Atualmente, a sustentabilidade tem sido vista como algo fundamental para um futuro melhor. Frente a isso, cabe aos setores incluírem ela em seu planejamento. 

 

Dito isso, a indústria da construção deve estar antenada em técnicas que minimizem o acúmulo de dejetos e desperdícios e, sem dúvidas, implementar tecnologias verdes, como painéis solares, por exemplo.

 

Agora que você já sabe disso tudo, que tal buscar usar esses conhecimentos na sua empresa?

 

REFERÊNCIAS:

As tendências da construção civil para 2021. House e Design, 2020. Disponível em: https://www.houseedesign.com.br/as-tendencias-da-construcao-civil-para-2021/. Acesso em: 04 dez. 2020.

Entenda a importância da mão de obra qualificada para os canteiros de obras. Mobuss Construção, 2016. Disponível em: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/entenda-a-importancia-da-mao-de-obra-qualificada-para-os-canteiros-de-obras/. Acesso em: 04 dez. 2020.

FARIAS, V. Tecnologia de Obra: aplicação na construção civil. Build in, 2018. Disponível em: https://www.buildin.com.br/tecnologia-de-obra-na-construcao-civil/. Acesso em: 04 dez. 2020.

Mão de obra qualificada é o principal desafio para a implementação de novas tecnologias. Grandes construções, 2020. Disponível em: http://www.grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/mao-de-obra-qualificada-e-o-principal-desafio-para-a-implementacao-de-novas-tecnologias-no-canteiro-de-obras. Acesso em: 04 dez. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais