oobras

Tendências para a construção civil em 2020

Tendências para a construção civil em 2020

A crise ocorrida nos últimos anos afetou diretamente o setor da construção civil, prejudicando milhares de empresas ligadas a esse segmento. Com a falta de recursos econômicos para seguir com o negócio, houve a redução de vários escritórios de projetos, que tiveram grandes dificuldades para cumprir prazos, compromissos e entregar um produto de qualidade aos seus clientes. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a queda do PIB na área da construção civil perdurou por 20 trimestres, o que equivale a uma recessão de 5 anos. Tendo em vista os fatos ocorridos nos últimos meses, o cenário começa a mudar, tornando 2020 um ano de muito otimismo para a área da construção civil.

 

As tendências para a construção civil em 2020 destacam-se como principal diferencial para que seus projetos tornem-se mais lucrativos. Wilson Pacheco Jr., Bacharel em Desenvolvimento de Sistemas pela UEPG, aponta algumas das mais novas tecnologias que devem ser implantadas, tornando 2020 um ano de muita prosperidade para a área:

 

Sustentabilidade

A sociedade moderna enfatiza, diariamente, a necessidade de preocupar-se com o meio ambiente. A busca por alternativas mais sustentáveis, além de obter destaque em meio aos concorrentes, pode ser uma forma benéfica de reduzir custos e resíduos, de maneira segura e muito eficaz. Além do mais, optar por escolhas mais sustentáveis na construção civil é também um fator determinante para clientes que estão em dúvida entre o seu trabalho e inúmeros outros disponíveis no mercado.

 

Realidade aumentada

A busca por novas tecnologias facilita e dinamiza o trabalho, além de obter destaque para a sua empresa. A realidade aumentada vem com tudo nos próximos anos. Com ela é possível visualizar projetos em tamanho real, permitindo identificar possíveis falhas que não podem ser vistas no papel, garantindo maior precisão na obra. Ademais, ao introduzir este método revolucionário na sua empresa, o cumprimento de prazos e metas torna-se mais eficaz, visto que, tendo a possibilidade de identificar tais falhas através do seu celular, tablet e afins, não é preciso retroceder à obra, garantindo mais efetividade e comprometimento com os seus clientes.

 

Uso de drones

Nos últimos anos, um equipamento que tem ganhado destaque no mercado é o drone. Mas, seria isso apenas um brinquedo? A resposta é não. Os drones estão sendo muito utilizados no setor da construção civil, afinal, com eles é possível realizar inúmeras operações, desde fotos e vídeos panorâmicos que fazem toda a diferença na publicidade e propaganda de sua empresa, até mesmo para uso completamente laboral. Isso porque, com ele, pode-se realizar o levantamento topográfico, bem como a agrimensura antes mesmo de iniciar a obra. Dessa forma, as informações tornam-se mais precisas, trazendo mais segurança para a equipe e para a gestão no momento de dar início à obra. Ademais, além de apresentar vários benefícios, poder efetuar as medições através dos drones traz a economia de tempo e recursos, reduzindo os custos do projeto.

 

Estruturas pré-fabricadas

Uma aposta que tem ganhado espaço na indústria da construção civil são as estruturas modulares e pré-fabricadas. As estruturas pré-fabricadas prometem vir com tudo a partir de 2020, afinal, com elas é possível otimizar muito tempo no decorrer da obra, pois, as estruturas já são encomendas prontas, necessitando apenas do processo de montagem e ligamento das peças. Além de apresentar inúmeras vantagens, optar por este método de construção ainda lhe trará vários benefícios no canteiro de obras, visto que, as estruturas são mais sustentáveis, o que, além de lhe enquadrar na modernidade social, ainda gera menos lixo no local da obra ─ clique aqui para saber mais sobre a eliminação do uso de madeira na construção civil.

 

Energia renovável

Novamente, as exigências da modernidade social entram com tudo a partir de 2020. Apesar de não ser algo realmente novo, a utilização da energia renovável ainda traz consigo inúmeros preconceitos. O uso de painéis solares pode ser feito no momento em que a obra está sendo executada, dessa forma, você economiza custos no decorrer dos projetos. Após realizar a entrega da obra, é muito válido apresentar esse recurso aos seus clientes, pois esta instalação de sistemas apresenta um diferencial gigantesco.

 

Aplicativos e softwares

Por último, mas não menos importante, optar pelo uso de softwares e aplicativos só traz benefícios à indústria da construção civil. Além de destacar a sua empresa no mercado de trabalho, alguns aplicativos irão te auxiliar a gerir o seu negócio. Você já conhece a plataforma OObras? Se ainda não conhece, não perca mais tempo. A plataforma OObras foi desenvolvida há pouco tempo, mas já apresenta diferenciais incontáveis, afinal, com ela você conseguirá monitorar as suas equipes externas e, ainda, gerenciar suas obras e projetos com muita facilidade, além de tornar a tomada de decisão mais descomplicada.

Além do mais, Clientes OObras não precisam mais se preocupar com toda a burocratização encontrada na indústria da construção, afinal, o OObras reúne todos os seus documentos em um só lugar e, como se não bastasse, ainda é possível ter acesso aos mesmos em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar, demais, não? Chega de sofrer com irregularidades, o OObras chegou para revolucionar! Clique aqui para saber mais.

Após a leitura do artigo, é possível destacar e afirmar que, empresas adeptas às mudanças destacam-se de forma significativa no mercado de trabalho, visto que, estas organizações mantêm-se atualizadas e completamente por dentro das tendências previstas para os próximos anos, gerando mais confiabilidade e assegurando feedbacks extremamente positivos de seus clientes. 

REFERÊNCIAS 

GOBIRA, João. Inovação na construção civil: 7 tendências para 2020 que você precisa saber. StartSe, [S. l.], p. 1-1, 6 abr. 2020. Disponível em: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/inovacao-na-construcao-civil-7-tendencias-para-2020-que-voce-precisa-saber. Acesso em: 3 ago. 2020.

KOERICH, Rodrigo. Crise na construção civil: como os engenheiros foram afetados. Mais Engenharia, [S. l.], p. 1-1, dez. 2019. Disponível em: https://maisengenharia.altoqi.com.br/estrutural/crise-na-construcao-civil-como-os-engenheiros-foram-afetados-2/. Acesso em: 3 ago. 2020.

PACHECO JR., Wilson. As 11 maiores tendências da Construção Civil que você não pode deixar de saber para 2020. Obra Prima, [S. l.], p. 1-1, 4 dez. 2019. Disponível em: https://blog.obraprimaweb.com.br/11-maiores-tendencias-da-construcao-civil-para-2020/. Acesso em: 3 ago. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais