fbpx

oobras

Controle de equipes externas: Como manter e garantir a produtividade?

Como manter o controle e produtividade de equipes externas

Nem sempre é muito fácil manter o controle e a produtividade de equipes externas. Já fizemos um guia falando sobre a gestão da sua equipe externa e mostramos como a plataforma do OObras pode te ajudar a tornar essa gestão um pouco mais simples.

Hoje vamos falar um pouco sobre como manter o controle e a produtividade de sua equipe externa com o intuito de ter os melhores resultados. Vamos lá?

 

O que é produtividade?

A produtividade nada mais é do que a relação entre a quantidade de produtos e serviços produzidos e o tempo e recursos necessários para que essa tarefa seja produzida.

Ou seja, é a capacidade de fazer mais em menos tempo sem deixar a qualidade de lado.

Produtividade é a eficiência da equipe durante as rotinas de produção de um serviço.

O conceito de produtividade está totalmente ligado à rentabilidade do seu negócio, já que ela permite a realização de entregas de forma mais rápida reduzindo custos de processos.

De acordo com o autor Joseph Prokopenko, “quanto menor o tempo necessário para alcançar o resultado desejado, mais produtivo é o sistema”.

A produtividade deve ser vista como uma cultura organizacional com a qual você irá adotar medidas para que ela seja possível, praticar diariamente e implementar em todos os seus processos.

 

Produtividade das equipes externas

Controlar a produtividade de sua equipe interna é mais fácil do que controlar uma equipe externa, isso porque os gestores estão sempre em contato com sua equipe quando a mesma está locada dentro da sua empresa.

De qualquer forma, a gestão de equipe interna já exige grande responsabilidade para minimizar possíveis erros. Mas a gestão de equipes externas cumpre um papel específico nas estratégias do negócio.

Alguns problemas que equipes externa costumam ter são:

  • comunicação dificultada;
  • tempo maior para a chegada de informações importantes;
  • qualquer tipo de problema poderá demorar para ser resolvido;
  • menor fiscalização acerca do trabalho dos colaboradores.

 

Sabendo desses problemas, entendemos que se não há um controle sob os horários, alguns colaboradores podem abusar e se atrasarem prejudicando a produtividade da equipe, por exemplo. Por conta disso e muito mais existem algumas práticas importantes para que esse tipo de problema não aconteça.

 

Por que controlar equipes externas?

Como dito acima, controlar equipes que trabalham externamente é muito difícil e se não for feita de forma correta pode levar a grande prejuízos.

Saber o que está acontecendo na sua equipe externa é muito importante para que você consiga gerenciar e garantir que todas as metas e prazos sejam cumpridos. Além de que, como também já foi dito, quanto maior a produtividade, menor uso de recurso e maior a lucratividade.

 

E a grande pergunta é:

Como aumentar a produtividade da minha equipe externa?

Para te ajudar nesse trabalho nada fácil, vamos a algumas dicas para que você garanta uma melhor produtividade da sua equipe.

 

Comunicação como via de mão dupla: a comunicação da sua empresa deve envolver todos, geralmente a equipe externa tem maior contato com o cliente e, por isso, consegue saber melhor sobre as dores do mesmo. Escute seus colaboradores e garanta feedbacks sobre suas opiniões e serviço.

 

Invista em treinamento e especializações: as necessidades dos clientes estão em constante mudança, para que isso não cause nenhum prejuízo, qualifique seus colaboradores e garanta que tenha uma equipe eficiente.

 

Dê premiações para os melhores colaboradores: incentivos e premiações podem ajudar muito a sua equipe manter um alto engajamento e produtividade. Estabeleça metas e prêmios para quando forem atingidas. Outra ideia interessante é utilizar metas coletivas incentivando o trabalho em equipe.

 

Coloque novas idéias em prática: para que sua empresa alcance os melhores resultados é importante que você se arrisque (de forma cautelosa) e mude alguns processos ou diretrizes da organização.

 

Planeje a curto, médio e longo prazo: ter um planejamento é a chave do negócio, esse planejamento pode ou não ter uma ligação direta com as metas da sua equipe. Tendo um planejamento e metas bem definidos fica mais fácil controlar o desempenho dos colaboradores e da empresa num geral.

 

Aposte nas tecnologias certas para aumentar a produtividade da equipe externa: algumas tecnologias podem ajudar a sua equipe externa a ser mais rápida e produtiva. Deve-se investir no que pode te gerar bons e assertivos resultados.

 

Para aumentar a produtividade da equipe é preciso investir e apostar naquilo que acredita que será o melhor para a empresa como um todo e para os colaboradores que são uma parte muito importante para o crescimento da sua empresa.

 

Use e abuse das plataformas de gestão

Já entramos na era digital. É inevitável. As empresas que entenderem e investirem em novas tecnologias estarão a um passo à frente dos seus concorrentes. Sistemas, aplicativos… diversas dessas ferramentas estão disponíveis no mercado para ajudar o gestor a controlar e monitorar sua equipe de forma simples.

Essas plataformas ajudam a otimizar serviços que geralmente levam muito tempo para serem realizados.

O ideal é escolher a plataforma que mais supra as suas necessidades como gestor e as necessidades da sua equipe.

O aplicativo OObras, por exemplo, foi desenvolvido para gerenciar equipes externas, possibilitando a coleta de dados durante a jornada de trabalho.

 

Conheça o OObras

O OObras têm diversas funções que podem te ajudar a manter o controle e a gestão da sua equipe externa. A plataforma OObras permite:

  • controle de jornadas de trabalho;
  • saber com precisão os horário de chegada e saída da sua equipe nos locais com fotos e geolocalização
  • execução das tarefas
  • veículos utilizados e km percorridos
  • despesas realizadas
  • visualização de documentos relevantes ao projeto

 

Com o OObras é possível acompanhar o dia a dia de sua equipe e de suas obras com agilidade e confiança. 

 

Confira como o OObras pode revolucionar o seu controle e a produtividade de equipes externas conversando com nossos consultores e agendando sua demonstração inteiramente gratuita.

Traga a tecnologia e a revolução para a sua empresa.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais