fbpx

oobras

Os aplicativos móveis vieram para facilitar nossas vidas

Os aplicativos móveis vieram para facilitar nossas vidas

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, torna-se indispensável a utilização de aplicativos móveis ao decorrer do dia a dia. Você já parou para contar quantos softwares para celular você usa enquanto está acordado? E, quantas vezes você abre os aplicativos que estão instalados em seu smartphone? Com certeza, a resposta para as duas perguntas anteriores é “muitas vezes”. Além do mais, existem plataformas móveis para os mais variados setores, sem falar na diversidade de aplicativos existentes para uma mesma função, possibilitando que os usuários escolham os que mais se identificam.   

 

De acordo com a especialista em gestão do conhecimento, Carla Lima, os aplicativos móveis surgiram em 2007 com o lançamento do primeiro Iphone. Na edição de 2007 do smartphone da Apple, foi criada a loja de aplicativos para os usuários do IOS, na qual, o IOS nada mais é que, o sistema operacional desenvolvido e utilizado pelos celulares criados pela Apple. Nesta loja, os desenvolvedores submetiam seus aplicativos e lucravam 95% do preço de venda do  app. Já os demais 5% eram contabilizados à gigante maçã. Em virtude do ocorrido, os concorrentes da Apple forçaram-se a criar uma central de aplicativos aos seus usuários e os tornar disponíveis a eles. Dessa maneira, os softwares móveis ganharam espaço no mercado tecnológico e popularizaram-se.

 

Atualmente, existem aplicativos para tudo que se possa imaginar. Facilmente encontramos uma vasta quantidade de plataformas para escutar música, nos comunicar com amigos, editar fotos, assistir séries e até mesmo para nos ocupar nas horas vagas. Por sua vez, o universo da indústria da construção não é diferente. Hoje em dia, o contexto das obras possui um grande volume de softwares disponíveis aos seus profissionais. Dessa forma, é possível tornar mais prático e eficiente o desenvolvimento dos projetos. No entanto, muitas empresas do setor da construção civil optam por não utilizar os recursos móveis por conta do custo inicial  com o investimento no aplicativo e no treinamento dos funcionários para utilizarem as plataformas virtuais. Todavia, os engenheiros Max Andrade, Mikael Brochardt e Jonas Assis revelam que os aplicativos móveis trazem muito mais vantagens aos projetos de construção. Em vista do exposto, destacam-se as seguintes vantagens da utilização de aplicativos móveis no setor das obras:

 

Clareza e qualidade da informação apresentada

Em meio à correria da rotina de trabalho, muitas vezes acontecem equívocos na fala por conta do cansaço mental e do estresse. Diante disso, quando é feita a comunicação virtual de alguma informação relevante para outros membros da equipe, tem-se a oportunidade de revisar o que está sendo transmitido através da digitação e corrigir possíveis erros. Dessa forma, a comunicação entre os profissionais passa a ser mais clara e assertiva, corroborando para o bom funcionamento e execução das atividades.

 

Aumento da flexibilidade de uso das informações dentro do canteiro de obras

Muitas vezes, uma informação é útil para inúmeros profissionais que estão a trabalhar juntos. No entanto, não há como saber o nível da relevância da informação dada para cada um dos colaboradores. Desse modo, a melhor alternativa é deixar a informação disponível, digitalmente, a todos os membros das equipes de trabalho na obra. Assim sendo, cada empregado poderá fazer um juízo de valor sobre o dado lido e utilizá-lo caso necessário. Posto isso, uma única informação poderá ser utilizada por diversos profissionais encarregados por diferentes postos de trabalho.

 

Maior durabilidade e disponibilidade da informação armazenada em meio digital e em nuvem

Na atualidade as pessoas são bombardeadas por incontáveis informações. Nesse contexto, o alto volume de dados dificulta que os seres humanos consigam recordar tudo que leram, ouviram e observaram. Dessa maneira, a solução é tomar nota de tudo que está acontecendo. Todavia, a melhor alternativa é anotar digitalmente as informações. Desse jeito, elas estarão guardadas e disponíveis para a eternidade, a não ser que você apague o que digitou ou exclua o arquivo. Sendo assim, para que os seus funcionários nunca esqueçam o que precisam realizar durante o expediente de trabalho, deixe as orientações para cada empregado em um aplicativo de comunicação. Assim, eles sempre poderão consultar o que precisa ser feito.

 

Revisões do projeto não geram custos adicionais relativos à impressão, uma vez que, o projeto está disponível online

Já pensou em ter toda a documentação do projeto na palma da sua mão sempre que precisasse? Pois bem, agora você pode! Com o OObras você pode centralizar toda a papelada da obra em apenas um lugar. Você não precisaria mais ficar imprimindo papéis para fazer revisões ou consultar detalhes, afinal, tudo estaria a um clique de você.

 

Diante de todo o apresentado, destaca-se o aplicativo OObras. O aplicativo OObras é uma ferramenta inovadora de gestão de projetos. Essa plataforma é ideal para as empresas que querem estar por dentro de tudo que está acontecendo no canteiro de obras. Para isso, o aplicativo OObras conta com as seguintes funcionalidades:

 

  • Geolocalização dos funcionários ─ clique aqui para saber mais sobre os benefícios da geolocalização;
  • Gráficos com índices de produtividade das equipes externas ─ clique aqui para estar por dentro da gestão das equipes externas;
  • Controle sobre a jornada de trabalho dos profissionais de obras ─ clique aqui para conhecer os impactos do diário de equipes no seu negócio;
  • Centralização das informações referentes ao projeto;
  • Disponibilidade da documentação do projeto em tempo real;
  • Controle sobre a localização dos equipamentos e das ferramentas da empresa.

 

Em decorrência aos itens apresentados, surge a facilidade na tomada de decisões e a gestão dos recursos empresariais, bem como das tarefas a serem executadas. Então, para saber mais sobre essa ferramenta revolucionária, clique aqui

 

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Max; ASSIS, Jonas; BROCHARDT, Mikael; “O USO DE VISUALIZADORES PORTÁTEIS COMO FATOR DE AUMENTO NA PRODUTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL”, p. 232-244 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção – TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015. ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-021. Disponível em: http://papers.cumincad.org/data/works/att/sigradi2015_9.330.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.

LIMA, Carla. O mundo dos apps. 2016. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-mundo-dos-apps. Acesso em: 21 jul. 2020.

Gestão de equipes externas

Siga nossas redes sociais